Mas afinal, o que é due diligence? Essa é uma palavra bastante ouvida, porém, muitas pessoas ainda não sabem o seu significado.
O termo due diligence pode ser traduzido como “investigação séria”.
Essa é a fase onde o comprador de uma empresa vai ter acesso a todas as informações do negócio e certamente poderá investigar se as mesmas são verdadeiras e procedentes.
A due diligence geralmente é realizada depois da assinatura de uma carta de intenções de compra de uma empresa.
Saiba que para alguns compradores de pequenas empresas, essa transação será uma experiência única na vida e provavelmente a maior parte das suas reservas financeiras estará comprometida na compra.
Portanto, é absolutamente compreensivo que eles queiram saber exatamente o que estão comprando.
Conferindo as informações
Durante o processo de negociação da venda da sua empresa o comprador acreditou na sua palavra sobre todas as informações do negócio que você repassou.
Agora chegou a hora dele conferir as informações na prática e fazer uma investigação mais aprofundada sobre a empresa.
Compradores sérios querem se certificar de que estão fazendo um bom negócio, portanto, é uma prática comum a realização das devidas diligências.
Na maioria das transações, o comprador exige que seja realizada a due diligence para sanar eventuais dúvidas e não ter nenhuma surpresa desagradável após ter fechado o negócio.
Após a investigação o potencial comprador se sente mais seguro para finalizar o negócio.
Dessa forma, é muito importante que você tenha passado informações verdadeiras para o comprador nas fases anteriores e esteja preparado para responder eventuais dúvidas que venham a surgir pelo caminho.
Documentos para ter em mãos na realização da Due Diligence
A seguir vou disponibilizar um check-list com todos os documentos que você pode precisar durante a fase de diligências.
Eles são muito importantes para você responder prontamente qualquer questionamento que venha a ser feito pelo potencial comprador.
Documentos
- Demonstrações financeiras dos últimos 3 anos, incluindo balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício e demonstração do fluxo de caixa. É recomendável que essas declarações sejam feitas e assinadas por um contador qualificado.
- Cópia do Contrato Social da empresa.
- Declaração de Imposto de renda de pessoa jurídica caso a empresa não esteja enquadrada no Simples nacional.
- Lista de todo o estoque da empresa, se possível especificando a taxa de rotatividade.
- Contas a pagar e contas a receber.
- Lista de todas as máquinas, equipamentos e mobiliário, incluindo o valor atual de cada um.
- Cópia do contrato de locação do imóvel onde está localizada a empresa, informando a sua duração e a possibilidade de transferir para um novo proprietário.
- Documentos com registros no INPI de marcas, patentes ou qualquer outro tipo de propriedade intelectual pertencente à empresa.
- Cópia de todos os contratos que envolvem clientes, funcionários, fornecedores, distribuidores, etc.
- Manuais de operação da empresa e listas de produtos e preços.
- Documento com a política de pessoas da empresa com registro do número de funcionários, data de contratação, salários, benefícios como plano de saúde e/ou odontológico, organogramas e política de contratação.
- Informações dos clientes contidas no banco de dados.
- Resumo do plano de negócios e marketing da empresa.
Com todos esses documentos em mãos, sem dúvidas você conseguirá responder qualquer questionamento feito pelo comprador.
Além disso, você vai demonstrar organização e controle sobre o seu negócio, causando uma boa impressão.
Isso vai aumentar de forma considerável as chances de você fechar o negócio.
Como funciona o processo de Due Diligence
Durante a due diligence o comprador inevitavelmente vai estar em contato direto com a sua empresa.
Ou seja, isso torna esse período sensível, exigindo de você alguns cuidados.
O comprador pode querer conhecer e conversar com os seus funcionários, clientes e fornecedores.
Consequentemente se todas as precauções não forem tomadas, a notícia da venda pode se espalhar para todos os envolvidos.
Dessa forma, caso a venda não venha a ser concluída você terá vários problemas.
Tenha uma conversa franca com o comprador e explique que vocês devem ter o cuidado de manter em sigilo a intenção de venda da empresa até que ela seja efetivamente concretizada.
Por outro lado, caso seja necessário, vocês podem revelar a intenção de venda para algum funcionário específico que vá contribuir com o processo de transição.
Nesse caso você deve deixar claro que ele deve manter o sigilo perante os demais funcionários.
Você deve apresentar o cronograma da due diligence para todos os envolvidos e a importância da confidencialidade durante esse período.
Caso esteja utilizando um corretor, ele deve tomar todos os cuidados necessários para você e deixar toda a sua documentação organizada.
Por outro lado, se você estiver fazendo a venda por conta própria, o seu contador pode ajudar bastante.
Ele pode produzir e organizar os documentos da sua empresa e o escritório dele pode servir como um local de reuniões entre você e o comprador fora da empresa, o que evita rumores perante os funcionários.
Mantenha a discrição
Tenha uma forma de contato com o comprador que não envolva o telefone e o e-mail da empresa para evitar o vazamento de informações.
Dessa forma, você pode utilizar um e-mail que você criou especificamente para a venda e o seu telefone celular pessoal.
Na hora da venda, o comprador qualificado não se motiva somente por aspectos emocionais.
Ou seja, ele também se baseia em dados concretos, com objetivo de obter retorno financeiro com essa transação.
O interessado precisa sentir que o seu negócio é uma boa oportunidade de atingir esse objetivo.
Isso poderá acontecer através dos dados fornecidos por você durante a transação.
Portanto é essencial que você saiba exatamente quais pontos ele pretende analisar.
Análise do comprador
Os primeiros documentos a serem solicitados pelo comprador, geralmente, são as demonstrações financeiras produzidas por um contador.
Através dessas demonstrações ele terá um raio X da empresa nos períodos anteriores e conseguirá projetar um potencial de crescimento para os próximos anos.
A seguir, o comprador vai querer analisar as operações da empresa, ou seja, como funciona os seus processos de produção, sistemas de gestão e seu plano de marketing e vendas.
Outro ponto fundamental que é verificado pelo comprador são as questões fiscais e jurídicas.
Nesse caso, ele irá averiguar se existem pendências na Receita Federal, como impostos atrasados, por exemplo, se você tem processos trabalhistas ou de qualquer outra natureza, dentre outras obrigações.
Por fim, se comprometa a ajudar o comprador na investigação da sua empresa, assim você vai passar credibilidade e aumentar as suas chances de fechar o negócio.
Caso você tenha dificuldades em algum momento, peça ajuda do seu contador ou advogado pois eles têm mais experiência com questões específicas da área.
Seja sempre transparente e honesto que você será recompensado depois.
Caso você venha a financiar parte do valor da empresa para o comprador, você deve estar ciente que o sucesso da empresa nas mãos do novo proprietário vai impactar diretamente na capacidade dele em te pagar as parcelas em dia.
Portanto, você deve ajudá-lo durante a transição, além de continuar avaliando a sua capacidade de administrar a empresa e fazer os pagamentos devidos.
Cuidados extras
Faça uma pesquisa no Google do nome e cpf do comprador.
Você pode descobrir informações importantes que ele pode não ter compartilhado e que vão te ajudar a conhecê-lo melhor.
Além disso, peça referências pessoais e comerciais do interessado em comprar a empresa para que você possa entrar em contato.
E posteriormente descubra se ele representa um risco na gestão do negócio ou no pagamento do financiamento.
Converse com o comprador para saber como você deve se apresentar para o contato de referência que ele te passou.
Questione-o sobre os seus planos futuros no comando da empresa, se ele pretende se manter na mesma localização, sua posição sobre a linha de produtos, política de preços, de pessoal, etc.
Todas essas informações vão te ajudar a sentir se o novo proprietário terá sucesso à frente do negócio.
Tempo de demora da Due Diligence
O processo de due diligence pode levar mais de um mês para ser realizado, dependendo do seu tipo de negócio.
Empresas com grande quantidade de estoque, máquinas e equipamentos geralmente dão um pouco mais de trabalho.
O período da due diligence costuma ser definido na carta de intenção de compra.
Nesse caso você já vai ter uma noção de quanto tempo terá que se dedicar nessa tarefa que pode parecer cansativa, mas que é fundamental para o sucesso da transação.
Esse artigo te ajudou? Gostaria de saber sua opinião através da seção de comentários abaixo.