O acordo de confidencialidade nada mais é do que um documento que duas partes assinam para proteger a privacidade de informações e impedir a sua divulgação a terceiros.
Portanto, a primeira etapa para evitar o uso e distribuição não autorizados das informações da sua empresa, assim como o acesso indevido a eles, é a elaboração de um acordo de confidencialidade.
Tenha esse acordo sempre pronto e disponível para apresentar aos compradores qualificados que se interessarem pelo negócio.
Você pode utilizar um modelo pronto ou pedir para o seu advogado elaborar um novo modelo.
Além disso, coloque uma cláusula de confidencialidade mútua e uma data de expiração do acordo, que geralmente é de dois a três anos.
Vá além do acordo de confidencialidade
Vou dar algumas dicas importantes pra você que vão além do acordo de confidencialidade.
Em primeiro lugar, não se esqueça de criar um e-mail exclusivamente para a venda de sua empresa.
Pois se você usar seu e-mail pessoal ou o e-mail da empresa, você pode acabar sendo identificado pelos compradores antes da hora ou os seus funcionários podem ter acesso indevido à essas informações.
Nesse caso, o e-mail pode ser genérico, explicitando apenas o ramo de atividade, contanto que não identifique você ou a empresa.
Por exemplo: empresapaisagismo@gmail.com.
Se possível, compre um chip de telefone especificamente para tratar da venda da empresa.
Um chip custa muito barato e evita que que você seja identificado por nome ou fotos por aplicativos como whatsapp.
Evite utilizar o telefone da empresa para tratar das negociações, pois é um número facilmente identificável por funcionários, clientes e fornecedores.
Mesmo com um contrato de confidencialidade assinado, não compartilhe todos os seus processos, segredos comerciais, lista de clientes e detalhes financeiros.
Essas informações devem ser compartilhadas apenas na fase de due diligence, que será explicada mais adiante.
Por outro lado, nessa etapa você pode disponibilizar o memorando de venda.
A importância do acordo de confidencialidade na venda da empresa
Nesse momento, vou te dar a dica que provavelmente seja a mais importante de todo esse texto:
“Não comente com absolutamente ninguém sua intenção de vender o negócio, até que tenha atingido estágios avançados de negociação”.
O vazamento dessas informações pode trazer prejuízos para você e sua empresa. Por exemplo:
- Seus funcionários podem ficar com medo de perder o emprego e começarão a buscar oportunidades de trabalho em outros lugares, inclusive na concorrência, em outras palavras você pode ter uma perda enorme em relação a treinamento, conhecimento e dinheiro.
- Você pode perder o bom relacionamento com os seus fornecedores. Esse relacionamento envolve benefícios como: prazos maiores e descontos. Ou seja, eles podem perceber que sua empresa não terá uma parceria de longo prazo e que a pessoa que está comprando pode não ser a mesma que vai pagar a conta.
- Seus clientes podem se sentir inseguros e começarão a procurar a concorrência, pois podem achar que em qualquer momento você não estará mais lá para atendê-los.
Para seus concorrentes, essas informações são um prato cheio.
Isso poderá ser usado de argumento contra você para os seus clientes, fornecedores e funcionários.
E enquanto isso, trazer uma imagem negativa para sua empresa, abrindo caminhos para os negócios desse concorrente.
Você deve evitar comentar o assunto até com pessoas mais próximas e de sua confiança.
Conheça algumas exceções
Em algumas situações pouco comuns, a confidencialidade pode não ser tão importante e até um empecilho para encontrar um comprador.
Segue abaixo algumas situações onde a confidencialidade pode não ser necessária:
- Se a sua empresa está localizada em uma zona rural e é o único negócio da região que opera nessa categoria.
- Uma venda de urgência, como a morte repentina do proprietário, por exemplo.
- Ao vender para funcionários, para um parceiro ou membro da família.
Anuncie a sua empresa utilizando “Anúncios Cegos”
Evite colocar o seu nome ou o nome da sua empresa nos anúncios de venda.
Também não compartilhe essas informações com potenciais compradores até que você tenha feito uma triagem.
Ou seja, saiba antes se eles são qualificados para a compra ou assine antes um acordo de confidencialidade.
No título do anúncio, ao invés de colocar o nome da empresa, coloque apenas o segmento e algum diferencial do negócio.
Por exemplo: “Floricultura em ótima localização com clientela fidelizada”.
Na hora de publicar as fotos, dê preferência às fotos das áreas internas do estabelecimento que não identifiquem o seu negócio.
Podem ser fotos de equipamentos, produtos ou prateleiras.
Portanto, Evite colocar fotos de fachada da loja, que mostrem o nome da sua empresa.
Outra boa ideia é colocar uma imagem genérica.
Por exemplo: se você está vendendo uma hamburgueria, pode buscar no Google Imagens ou em plataformas de imagens gratuitas como a Pixabay, uma bela foto de um sanduíche suculento e colocá-la no anúncio.
Crie um e-mail exclusivo para a venda do seu negócio, que não revele os seus dados pessoais e identidade comercial.
Dessa forma, você pode fazer os primeiros contatos e selecionar os compradores com tranquilidade antes de começar a revelar mais informações.
Faça uma triagem dos compradores
De acordo com nossas pesquisas, 70% das pessoas que entrarão em contato com você por meio do seu anúncio não estarão qualificadas para comprar sua empresa.
Por isso, fazer a triagem é tão importante. Quanto antes você souber quem tem capacidade ou não de comprar seu negócio, melhor.
Uma das melhores maneiras de fazer a triagem de compradores potenciais é solicitar informações do interessado no final do seu anúncio no site, ou assim que você receber o contato por e-mail.
Responda o e-mail solicitando informações do interessado.
Provavelmente, somente os compradores qualificados vão responder e você já faz um grande filtro.
Você pode fazer algumas perguntas, por exemplo:
- Em que localidade reside?
- Quais motivos geraram o interesse na empresa?
- O interesse é próprio ou representa um terceiro?
- Quais informações além das expostas no anúncio você gostaria de receber nesse momento?
Concluindo, se você tomar todas essas precauções sem dúvidas você vai economizar tempo e evitar aborrecimentos. Além disso, estará no caminho certo para encontrar o comprador ideal para o seu negócio.
4 etapas para você compartilhar as informações de venda da sua empresa
Você não precisa dizer ao interessado no seu negócio tudo de uma vez.
Portanto, o ideal é você ir revelando as informações da sua empresa de forma gradativa, à medida em que você perceber que o interessado é qualificado para dar andamento às negociações.
As informações podem ser compartilhadas em quatro etapas que serão descritas a seguir.
Etapa 1 – Anúncio no Site
Nessa fase, você deve criar um anúncio divulgando apenas uma breve descrição do negócio, o segmento da empresa, as características básicas, o preço e as fotos.
Lembrando que você não deve publicar fotos que identifiquem o seu negócio, como por exemplo, fotos da fachada.
Você não deve publicar o seu nome, o nome da empresa e o endereço exato da empresa.
Por outro lado, você pode revelar o estado e a cidade. Caso a cidade seja grande como São Paulo, você pode revelar o bairro também.
Lembre-se de criar um e-mail específico para a venda da sua empresa que não revele seu nome nem o nome da sua empresa.
Etapa 2 – Contato telefônico ou por e-mail
Nessa fase, você pode falar um pouco mais do seu negócio para o interessado e se dispor a enviar o resumo do memorando de venda.
Você deve sondar o interesse de compra, a capacidade financeira do comprador e solicitar a assinatura de um acordo de confidencialidade para liberar mais informações.
Você pode enviar o acordo de confidencialidade por e-mail para o interessado e pedir que ele assine, digitalize e envie de volta.
Aqui, você ainda não deve fornecer o nome da empresa, o endereço exato e as declarações financeiras.
Etapa 3 – Reunião pessoal
Depois de garantir a assinatura do acordo de confidencialidade, apresente o memorando de venda completo para ser lido durante a reunião.
Encontre-se com o comprador fora do local da empresa para proteger a identidade do seu negócio, pode ser no escritório do seu contador, advogado ou corretor.
Nessa fase caso o interesse seja mantido você deve solicitar que o comprador interessado faça uma carta formal de intenção de compra.
Fase 4 – Due Diligence
Após a assinatura da carta de intenção de compra, você pode agendar com o comprador a visita à sua empresa para mostrar as suas operações, estrutura física, demonstrações financeiras e para fazer as devidas diligências.
Esse conteúdo te ajudou? Gostaria de saber sua opinião através da seção de comentários abaixo.