O Corretor de Negócios ou Corretor de Empresas ainda é um profissional desconhecido por boa parte dos empresários brasileiros.
Porém, é um profissional fundamental na compra e venda de empresas.
Fora do Brasil, por exemplo, esses profissionais são conhecidos como business brokers e são figuras indispensáveis nesse mercado.
Quando você decide vender a sua empresa, você tem duas opções: fazer todo o trabalho sozinho ou contratar um profissional qualificado para te auxiliar na venda.
Surge então a pergunta frequente: vale a pena contratar um Corretor de Negócios? Dentro das condições ideais, sem dúvida, a resposta é sim.
Porque dentro das condições ideais? Pois esse intermediário deve ser qualificado e especializado para fazer esse tipo de transação.
Um intermediário sem qualificação pode ser uma tragédia para o seu negócio.
Por ser um tipo de serviço que ainda não está regulamentado no Brasil, muitos aventureiros e profissionais de outras áreas como corretores de imóveis se lançam nesse mercado sem nenhum preparo, o que gera péssimos resultados.
Esses corretores não qualificados acabam criando uma impressão negativa na comunidade empresarial em relação ao nível geral de competência de todos os Corretores de Negócios.
Na venda de um imóvel por exemplo, quanto maior a divulgação em todos os canais de comunicação, maiores são a chance de sucesso na venda.
Já para se vender uma empresa, a lógica é justamente inversa, a divulgação tem que ser específica para o público alvo de possíveis compradores, mantendo-se o sigilo absoluto durante o processo.
Se seus clientes, fornecedores e funcionários descobrem que a empresa está à venda antes do momento certo, você pode ficar em apuros.
Portanto, se corretores de imóveis sem a qualificação necessária se oferecerem para vender sua empresa: corra.
O papel do Corretor de Negócios
O Corretor de Negócios qualificado tem um valor inestimável.
Ele funciona também como uma espécie de consultor, pois está acostumado a lidar com diversos tipos de empresas e tem uma visão abrangente do mercado.
O papel do Corretor de Negócios é fazer todo o trabalho por você.
Ele te ajudará a definir o valor do seu negócio, fará as primeiras ligações e primeiros contatos com compradores potenciais de forma confidencial, ou seja, sem identificar sua empresa e expor o seu negócio.
Dessa forma seus planos de venda são mantidos sob sigilo em relação aos clientes, fornecedores e funcionários.
Esse profissional vai fazer uma triagem dos interessados, descobrindo sua capacidade financeira de adquirir o negócio e poupando você do desgaste de lidar com curiosos ou até mesmo concorrentes querendo te espionar.
Outra vantagem que considero a mais importante é você poder continuar focado e concentrado na administração da sua empresa.
A maioria dos empresários que tentam vender a empresa por conta própria perdem o foco da gestão do negócio, seu faturamento começa a diminuir e consequentemente o valor da empresa também cai.
Características dos Corretores de Negócios
Os Corretores de Negócio profissionais trabalham de forma individual ou reunidos em um escritório na forma de uma empresa.
Têm ótimos conhecimentos de finanças e contabilidade, são negociadores experientes e possuem uma boa instrução jurídica.
Geralmente são formados em Administração, Direito, Contabilidade ou Economia.
Os honorários por esses serviços são um percentual do valor da transação, que varia de 5% a 12% a depender do porte da empresa.
A comissão pode ser paga integral no fechamento ou parte no fechamento e o restante conforme receber o pagamento das parcelas, fazendo com que o intermediário também assuma o risco do não pagamento.
Alguns profissionais cobram uma parcela inicial fixa independente do resultado da venda pois elaboram relatórios e fazem um trabalho completo.
Existe também a forma de exclusividade na venda, ou seja, é definido um prazo e o intermediário passa a ser o responsável único pela venda durante aquele período.
Como escolher o Corretor de Negócios
Os Corretores de Negócios têm diferentes pontos fortes e fracos dependendo da sua experiência, tempo no mercado e formação.
É recomendado entrevistar alguns corretores diferentes antes de tomar uma decisão.
Logo abaixo, segue um questionário que você pode utilizar para entrevistar os corretores e fazer a melhor escolha.
- Há quanto tempo atua na área?
- Trabalha em tempo integral ou parcial?
- Trabalha sozinho ou com uma equipe de corretores?
- Quantas empresas possui em carteira?
- Quantas vendas fechou no último ano?
- Já teve experiências com empresas semelhantes à sua?
- Qual é o tráfego do seu site?
- Quantos compradores têm na sua base de dados?
- Como será feita a avaliação da empresa?
- Em que canais a empresa será anunciada?
- Utiliza os principais sites do mercado para anunciar?
- Qual é a taxa de corretagem cobrada?
- Exige a exclusividade na venda?
- Possui referência de outros clientes?
Aplicando esse questionário você terá informações suficientes para escolher o Corretor de Negócios mais adequado à venda da sua empresa.
Você também pode optar por vender a sua empresa sozinho.
Essa é uma escolha pessoal que varia de acordo com a situação específica de cada empreendedor.
De qualquer forma os conteúdos educativos do site explicam o passo a passo para que você seja capaz de entender e realizar todo o processo de venda do negócio.
Esse conteúdo foi útil pra você? Gostaria de saber sua opinião através da seção de comentários abaixo.