Se você está pensando em vender sua empresa, precisa estar preparado para responder as perguntas dos compradores em potencial.
Cada transação comercial é única, porém, há perguntas frequentes e preocupações comuns que quase todos os interessados em comprar um negócio têm.
Estar preparado para responder a essas perguntas dará uma vantagem nas negociações e permitirá que você feche o acordo mais rapidamente.
1 – Por que você quer vender sua empresa?
É perfeitamente aceitável para a maioria dos compradores o fato de você estar vendendo seu negócio por motivo de aposentadoria, mudança, divórcio ou morte na família.
No entanto, se o seu negócio está em declínio ou enfrentando algum tipo de dificuldade, você precisa apresentar essas informações de forma honesta.
Comece por destacar as forças e o potencial futuro de sua empresa e as características que a tornam única.
Depois de falar a verdade sobre por que você está vendendo seu negócio, um comprador pode ver sua empresa como um investimento que vale a pena.
Você pode até ter sugestões sobre como a pessoa certa pode ser capaz de transformá-lo.
2 – O seu negócio é adequado para o potencial comprador?
Essa é uma questão que o comprador vai determinar por conta própria, porém, você pode ajudá-lo a chegar a essa conclusão.
Você já deve ter uma ideia sobre qual é o perfil do comprador ideal.
Ele deve ter conhecimentos e habilidades para operar seus negócios com sucesso, e não apenas os meios financeiros para fazer a compra.
Se um potencial comprador parece ser um bom candidato para comprar o seu negócio, então você deve deixar isso claro para ele já nos primeiros contatos.
3 – O negócio é rentável?
Uma das primeiras perguntas que um comprador irá fazer é se a sua empresa é lucrativa ou não.
Ele vai querer que você mostre as suas finanças, incluindo receita, fluxo de caixa e outras demonstrações.
Além disso, vai exigir o seu histórico de faturamento dos últimos anos e uma previsão do crescimento da receita para os anos seguintes.
Ter uma documentação organizada e em dia causará uma excelente impressão no comprador e facilitará o caminho para vender sua empresa.
4 – Qual é o seu posicionamento no mercado?
Seu negócio está bem posicionado no mercado?
Os compradores ficarão impressionados se a sua empresa oferecer produtos ou serviços que a diferenciem dos concorrentes.
Compradores qualificados analisarão seus produtos e processos operacionais, a fim de avaliar a capacidade de sua empresa manter seu market share.
5 – O preço de venda está compatível?
Um comprador inteligente pedirá para ver documentos detalhados que validam as finanças que você está apresentando.
Você pode provar os números?
Para garantir que a compra do negócio seja um investimento sólido, você deve ter certeza de que a receita e os lucros estão adequadamente registrados e são confiáveis.
Tenha consciência de que para vender sua empresa você precisa garantir as informações fornecidas.
6 – A sua equipe é formada por funcionários qualificados e experientes?
Um negócio com funcionários altamente qualificados e experientes pode fazer a diferença para os compradores.
Além disso, os funcionários-chave sob contrato que permanecerão no negócio por um período de tempo determinado oferecerão estabilidade e continuidade à empresa após a venda.
Este é um valor agregado que conta muito no momento da venda.
7 – Sua empresa possui clientela fidelizada?
Uma base de clientes fidelizada também tem um valor inestimável para os potenciais compradores.
Isso demonstra que a empresa está bem estabelecida em seu mercado com um grupo leal de clientes.
Isto é especialmente verdadeiro para uma empresa com um número limitado de clientes ativos.
8 – O negócio pode ser financiado?
Muito raramente um comprador vai oferecer um acordo com todo o dinheiro à vista.
A maioria dos compradores espera depositar uma parte substancial do valor e financiar o restante.
No entanto, adquirir o financiamento necessário dos credores pode ser um desafio.
Isso deixa o vendedor com duas opções: diminuir o preço pedido ou trabalhar com o comprador para superar seus desafios financeiros.
O financiamento do vendedor está se tornando cada vez mais comum.
Esta prática não só aumenta drasticamente a opção de compradores, como também permite obter um preço melhor.
9 – O contrato de aluguel pode ser transferido?
Se o resultado do seu negócio está diretamente relacionado à localização do seu ponto comercial, o contrato de aluguel pode ser um fator crítico.
Antes de colocar seu negócio à venda, verifique os termos do contrato de aluguel e veja se ele é transferível para um novo proprietário.
Podem haver novas condições, como garantias adicionais ou aumento do valor do aluguel.
Se o contrato de aluguel não puder ser transferido ao novo proprietário, pergunte ao dono do imóvel o que é necessário para que o novo proprietário seja aprovado para uma nova locação.
10 – Quais são os problemas ocultos da empresa?
Não espere que os compradores potenciais perguntem se você tem ou não esqueletos no armário.
Eles provavelmente serão descobertos durante o processo de due diligence, então é melhor se antecipar e lidar com eles de forma transparente desde o início.
Esses tipos de problemas podem incluir responsabilidades legais, finanças incompletas, questões trabalhistas, histórico de mau atendimento ao cliente ou outros riscos que afetem a venda do negócio.
Se você tentar escondê-los, ou adiar a menção deles, eles acabarão por surgir e certamente comprometerão a credibilidade que você estabeleceu com o comprador em potencial.
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