Uma das dificuldades mais comuns de um anúncio de venda de empresas é atrair compradores qualificados.
Compradores qualificados são aqueles que estão prontos para fazer a aquisição de um negócio e familiarizados com o processo de compra de uma empresa.
Os curiosos não farão nada além de gastar seu tempo.
Isso pode ser especialmente difícil quando a confidencialidade é importante, tendo que realizar a venda sem alertar funcionários, vendedores, fornecedores ou concorrentes.
Então, por que o anúncio de venda da sua empresa não obteve contatos?
Em primeiro lugar, você deve criar um anúncio que seja bem escrito, que inclua informações pertinentes, que filtrem os compradores não qualificados e que se destaque perante os compradores sérios.
A venda de empresas exige certos cuidados. Aqui estão cinco razões pelas quais seu anúncio pode estar sendo ignorado por compradores qualificados.
1. O texto é muito longo e cansativo
É fácil perder a atenção de alguém quando você descreve muitos detalhes e informações irrelevantes a ponto de fazer com que os pontos fortes da sua empresa não sejam notados.
Por isso, ao escrever seu anúncio, seja sucinto e direto ao ponto.
Não deixe de fora fatos essenciais para um potencial comprador ter conhecimento, como os principais dados financeiros, por exemplo.
Destaque o que torna o seu negócio único.
Concentre-se em seus pontos fortes e perspectiva de futuro da empresa, apresentando informações suficientes para chamar a atenção e gerando vontade no interessado de evoluir nas tratativas.
Além disso, fornecer a localização geográfica também é importante.
Para anúncios confidenciais, os vendedores devem fornecer informações geográficas sem revelar a identidade exata da empresa.
2. Você parece ansioso ou desesperado
Muitas vezes o texto do anúncio dá a entender que você faria qualquer coisa para vender a empresa.
Não há problema em mencionar que você está vendendo por causa de “aposentadoria” ou “morte na família”.
Mas o uso de linguagem como “empresa endividada” ou “empresa em declínio” faz com que o negócio pareça péssimo.
Um anúncio como esse provavelmente atrairia apenas caçadores de pechinchas e compradores não qualificados.
3. Você está muito empolgado
Ser exagerado demais gera desconfiança nos compradores.
Descrever sua empresa usando todas as letras maiúsculas, como “UMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO ÚNICA NA VIDA !!!”
Ou até mesmo o uso de descrições exageradas, como “sempre lotado de clientes”, atrairá apenas compradores de baixa qualidade.
Ainda mais se essa informação não se refletir no faturamento que você anunciou.
Sendo assim, entenda que qualquer informação enganosa ou fictícia pode levar o comprador a retirar sua oferta, caso seja descoberta.
4. Anúncio Sem fotos ou com fotos de baixa qualidade
Ao contrário do que muitos acreditam, o anúncio confidencial de venda de empresas pode sim, incluir fotos.
Quaisquer imagens atraentes que representem a empresa, como fotos genéricas do seu segmento de atuação ou fotos do estoque, chamarão a atenção e aumentarão a probabilidade de seu anúncio ser notado.
Um anúncio sem fotos, por sua vez, terá um retorno muito menor.
Em média, os anúncios com fotos recebem o dobro de visualizações.
Então, se você estiver tentando vender uma padaria, coloque uma foto de um padeiro segurando um bolo.
Se você estiver tentando vender uma pizzaria, coloque uma foto de uma fatia de pizza.
Sites como freepik, por exemplo, disponibilizam imagens gratuitas e de qualidade.
5. É difícil entrar em contato com você
Os compradores ficarão frustrados se tiverem dificuldade em entrar em contato com você ou se você demorar para responder às perguntas deles.
Por isso é muito importante que você seja acessível e fácil de encontrar. O comprador deve receber uma resposta sua nas primeiras 24 horas.
Sempre inclua um canal de fácil comunicação pelo qual os compradores podem te localizar, como whatsapp ou aquele endereço de e-mail que você acessa todo dia.
Se um comprador tiver dificuldade em entrar em contato com você, a oportunidade de venda será perdida.
O anúncio de venda da sua empresa está recebendo exposição suficiente?
Algumas empresas estão em mercados muito competitivos, e pode ser útil aumentar sua exposição colocando seu anúncio em destaque.
Os anúncios em destaque recebem até cinco vezes mais contatos que os anúncios padrão e incluem uma lista de possíveis compradores em potencial que solicitaram informações sobre empresas como a sua.
No geral, o anúncio deve ser curto e direto, apresentando sua empresa de maneira positiva.
Resumindo, o seu anúncio deve se destacar com imagens visualmente atraentes, ser escrito com informações claras e precisas e incluir uma maneira fácil de entrar em contato com você.
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