Definição: A aquisição é uma transação corporativa que ocorre quando uma empresa compra uma parte ou todas as ações de outra empresa para obter o seu controle. Portanto, a compra de 50% ou mais das ações de outra empresa dá o direito a quem comprou de tomar decisões sem a aprovação dos demais acionistas.
Em outra definição do dicionário de Cambridge, aquisição é: “Algo que é comprado por uma empresa, tal como outra empresa, um edifício ou um pedaço de terra”.
A aquisição é feita para buscar sinergias entre os negócios além de desenvolver os pontos fortes da empresa que foi comprada.
Além disso, em determinados casos, a aquisição pode ocorrer sem a aprovação da empresa que está sendo comprada.
Na maioria das vezes ficamos sabendo sobre a aquisição de grandes empresas através da mídia, pois esses grandes acordos dominam o noticiário.
Porém, na realidade essas aquisições ocorrem com mais frequência entre as pequenas e médias empresas do que entre as grandes empresas.
Benefícios de se fazer uma aquisição
As empresas compram outros negócios por vários motivos.
Entre eles estão a busca por uma maior participação de mercado, a diversificação dos negócios, a busca de sinergias e a redução de custos.
A seguir vou explicar detalhadamente os principais motivos que levam uma empresa a fazer uma aquisição.
Reduzir barreiras de entrada
Quando uma empresa decide expandir seus negócios para outro país, comprar uma empresa já em operação no país escolhido pode ser a maneira mais rápida de entrar no mercado externo.
Uma aquisição ajuda a superar barreiras de entrada que antes eram desafiadoras.
Isso acontece porque a empresa que foi comprada já tem uma estrutura montada com funcionários, clientes e fornecedores. Além de ter uma marca já reconhecida.
O que faz com que a empresa compradora inicie suas operações com uma base sólida.
Aumento da participação de mercado
Uma aquisição certamente pode ajudar a aumentar de forma rápida a participação de mercado de uma empresa.
Além disso, a aquisição pode trazer uma vantagem competitiva no mercado.
Muitas vezes uma empresa tem dificuldade de expandir seus negócios por questões físicas ou logísticas.
Nesse caso, comprar uma empresa promissora pode ser a melhor maneira de crescer e aumentar o lucro por meio de sinergias.
Novas competências e tecnologias
Muitas vezes, é mais barato adquirir uma empresa que já domina determinada tecnologia, do que desenvolver a mesma tecnologia por conta própria.
Além disso, a aquisição faz com que as receitas da empresa cresçam rapidamente o que facilita a captação de recursos para um crescimento maior ainda.
Essa expansão também pode ajudar a empresa a passar por uma crise econômica sem maiores danos.
Dificuldades enfrentadas em uma aquisição
Como já falei anteriormente, as aquisições podem ser uma ótima maneira de expandir os negócios de uma empresa.
Por outro lado, nem tudo são flores. Podem aparecer alguns problemas no caminho e você deve estar preparado para essas possíveis armadilhas.
Vou falar adiante detalhadamente sobre as principais dificuldades que você pode vir a enfrentar.
Choques entre culturas empresariais diferentes
Toda empresa, desde a sua fundação, cria uma cultura institucional no decorrer do tempo.
Essa cultura envolve um conjunto de fatores como, por exemplo: hábitos, valores, princípios, comportamentos, vícios e etc.
A aquisição de uma empresa com uma cultura muito diferente pode trazer problemas, pois os executivos e funcionários das empresas podem não se integrar tão bem quanto o previsto.
Além disso, muitas pessoas são avessas à mudança, o que pode gerar conflitos e ansiedade entre os colaboradores
Duplicação de funções
A aquisição pode fazer com que os funcionários tenham as suas funções duplicadas.
Ou seja, dependendo das características de cada empresa pode haver situações em que dois departamentos sejam responsáveis pela mesma função.
Isso pode gerar um custo alto de pagamento de salários.
Portanto, em operações de fusões e aquisições é comum que ocorra uma reestruturação do negócio que pode resultar em cortes de empregos.
A consequência disso acabará sendo uma ansiedade por parte dos funcionários que pode resultar na diminuição da produtividade.
Danos à marca
As fusões e aquisições podem ser prejudiciais à imagem de uma empresa que foi comprada.
Por outro lado, pode prejudicar também a imagem da empresa que fez a aquisição.
É importante que seja feita uma análise para decidir se as duas marcas devem ser mantidas separadas.
Essa avaliação deve ser feita antes do fechamento do negócio.
Diferença entre aquisição, incorporação e fusão
Aquisição
Em uma aquisição, ambas as empresas continuam a existir como entidades legais separadas. Sendo que uma das empresas se torna a controladora da outra.
A aquisição pode ser amigável ou hostil.
A aquisição amigável é uma transação onde as empresas cooperam com a realização do negócio. Portanto, elas buscam benefícios mútuos.
Quando as duas partes concordam com os termos e condições do negócio a compra segue adiante.
Já na aquisição hostil, a empresa que está sendo comprada pode oferecer resistência e se opor à compra.
Nesse caso a empresa que está sendo comprada não está de acordo com a aquisição.
Geralmente em transações desse tipo a empresa que quer comprar busca adquirir grandes participações na outra empresa para conseguir o controle acionário e forçar a aquisição.
Incorporação
A incorporação de empresas é uma operação onde uma empresa adquire outra, absorvendo as suas operações e herdando todos os seus direitos e obrigações.
São incorporados os funcionários, os ativos e as tecnologias e, por outro lado, as obrigações como processos trabalhistas.
Após a incorporação, a empresa que foi incorporada deixa de existir.
Fusão
A fusão acontece quando duas empresas se juntam para formar uma empresa completamente nova.
Além disso, a fusão ocorre entre empresas que tem muitas características em comum e que juntas se tornam mais fortes e competitivas.
Essas empresas acreditam que juntas vão se tornar muito mais valiosas do que operando individualmente.
Etapas para uma aquisição bem sucedida
- Definir o mercado
- Identificar os candidatos à aquisição
- Avaliar posição financeira, estratégica e fazer adequações
- Tomada de decisão
- Avaliação do negócio
- Fazer a due diligence
- Executar a transação
Vou descrever com mais detalhes a seguir, as etapas para que uma aquisição seja bem sucedida.
Definir o mercado
Para conseguir identificar oportunidades e encontrar mercados em crescimento, os executivos da empresa devem levantar e analisar uma grande quantidade de dados.
Exemplos de dados: origem dos clientes, dados demográficos, concorrentes, desempenho e lucratividade do setor e opinião dos consumidores.
Identificar os candidatos à aquisição
A segunda etapa do processo de aquisição é identificar os possíveis candidatos a fusões e aquisições que atendam os objetivos estratégicos de crescimento.
É necessário identificar de forma metódica as empresas potenciais além de outras possibilidades que não estejam tão claras no radar.
Tudo isso com base na experiência em gerenciamento, pesquisa, uso de consultores, dentre outros métodos.
Avaliar posição financeira, estratégica e fazer adequações
Nessa etapa é importante responder algumas perguntas para avaliar se a empresa alvo é uma boa candidata.
- Quais são os principais benefícios de se realizar a aquisição?
- Qual é o nível de endividamento da empresa?
- Possui litígios judiciais?
- Quais são os riscos?
- O preço é justo?
- Como a aquisição da empresa se compara a outras oportunidades?
- As demonstrações financeiras são claras e bem organizadas?
Tomada de decisão
A liderança da empresa deve ter clareza sobre as vantagens e desvantagens de realizar a aquisição.
Tudo isso baseado nas perguntas feitas anteriormente. Essa análise vai tornar possível uma tomada de decisão de qualidade.
Avaliação do negócio
O objetivo dessa etapa é fazer uma avaliação do negócio e definir os termos da compra.
Existem dois principais métodos de avaliação: Fluxo de caixa descontado e a avaliação por múltiplos.
No fluxo de caixa descontado, o valor da empresa é medido pelo fluxo de caixa que ela é capaz de gerar no futuro.
Já no método por múltiplos o valor da empresa se dá pela comparação dos indicadores da empresa, com a média das demais empresas do setor.
Os executivos da empresa devem definir o método mais adequado para a avaliação.
Fazer a due diligence
Depois de discutidos os termos da compra e da oferta ser aceita, é hora de realizar a due diligence.
A due diligence tem o objetivo de entender todos os problemas, oportunidades e riscos associados à transação.
É feita uma revisão completa das demonstrações financeiras da empresa, e uma análise das questões legais e operacionais do negócio para garantir a veracidade das informações obtidas anteriormente.
Executar a transação
Após serem realizadas as devidas diligências, as partes negociam o acordo definitivo.
Todas as informações que faltavam já foram obtidas e a transação é fechada.
Durante o fechamento do negócio a empresa que está comprando deve continuar monitorando a aquisição para assegurar que ela esteja atingindo os objetivos estabelecidos.
Números das fusões e aquisições no Brasil em 2019
O ano de 2019 foi histórico no que se refere às fusões e aquisições no Brasil. Foram realizadas 1.231 transações de acordo com um estudo da KPMG.
Isso representa um aumento de 27,3% em relação ao ano anterior (2018) que registrou 967 transações de fusões e aquisições.
Em 2017, foram 830 operações, portanto, foi o terceiro ano seguido de crescimento.
Esses resultados podem ser explicados pelo aumento substancial das transações domésticas que foram de 550 em 2018 para 782 em 2019. Ou seja, 42,2% de crescimento.
No entanto, as aquisições feitas por empresas de fora do país também cresceram, registrando um aumento de 19%.
Foram 374 transações em 2019 contra 315 em 2018. A maioria dessas aquisições, ocorreram no segundo semestre de 2019.
De acordo com o estudo da KPMG feito em 2019, o setor de empresas de internet ficou em primeiro lugar, saindo de 169 transações em 2018 para 293 em 2019. Essa alta representa um aumento de 73%.
A seguir estão o sete setores com o maior número de fusões e aquisições no Brasil em 2019:
- Empresas de internet (293)
- Tecnologia da informação (158)
- Hospitais e laboratórios de análises clínicas (87)
- Setor imobiliário (77)
- Outros setores (72)
- Alimentos, bebidas e fumo (52)
- Empresas de energia (51)
As regiões que tiveram o maior número de fusões e aquisições foram as regiões Sul e Sudeste representados pelos seguintes estados:
- São Paulo (750)
- Rio de Janeiro (119)
- Paraná (73)
- Minas Gerais (60)
- Rio Grande do Sul (53)
- Santa Catarina (44)
Exemplos de aquisições no Brasil em 2019
O mercado de aquisições no Brasil foi bastante movimentado em 2019.
Empresas que estavam passando por momentos delicados foram compradas por outras que buscavam expandir os seu mercados.
Vou citar abaixo alguns exemplos de aquisições que ocorreram no Brasil em 2019.
Natura e Avon
A aquisição da Avon pela Natura em 2019 foi uma das maiores do mercado brasileiro dos últimos tempos.
Essa aquisição deu origem a quarta maior empresa de cosméticos do planeta. Com um faturamento em torno de $10 bilhões por ano e estabelecida em 100 países.
A união entre as duas empresas gerou sinergia e fez com que chegassem a liderança na venda direta de produtos de beleza com mais de 6 milhões de representantes.
Magazine Luíza e Netshoes
O Magazine Luíza foi outra empresa que apostou em aquisições em 2019. O plano era expandir o seu comércio eletrônico e diversificar os produtos à venda.
Houve uma disputa acirrada entre o Magazine Luíza e a Centauro pela compra da Netshoes. No entanto, quem acabou levando a melhor foi o Magalu.
O Magalu apostou na diversificação dos seus produtos que antigamente eram concentrados na venda de eletrodomésticos e móveis.
Desde então o Magazine Luiza é uma das empresas que mais se valoriza na bolsa de valores brasileira.
Conclusão
A aquisição é um tipo de transação que muitas empresas utilizam para expandir seus negócios.
Essa é uma ótima maneira de crescer de forma rápida em um curto espaço de tempo.
As empresas decidem crescer por meio de aquisições para aumentar sua participação de mercado e aumentar sua competitividade.
Apesar da aquisição proporcionar um crescimento rápido, alguns problemas podem aparecer durante esse processo.
É possível que surjam conflitos entre as diferentes culturas institucionais e os objetivos das duas empresas entrem em choque.
Portanto, antes de decidir fazer a aquisição de uma outra empresa é fundamental analisar as vantagens e desvantagens.
E além disso, executar a estratégia da melhor forma possível para atingir o crescimento esperado.
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