O que é valuation?
Valuation é o processo que busca determinar o valor econômico de uma empresa ou ativo.
Você está pensando em comprar ou vender uma pequena empresa, ou até mesmo comprar ações na bolsa de valores?
Saiba que o processo de valuation desempenha um papel fundamental na determinação do melhor valor estimado para um negócio.
Além disso, definir o valor de uma empresa é o ponto de partida para dar início às negociações de venda do seu negócio.
É aí que surge a principal dúvida: quanto vale a minha empresa?
Em primeiro lugar, para começar a desmistificar esse assunto quero deixar claro pra você que não existe uma maneira infalível e 100% correta de se avaliar uma empresa.
Portanto, as técnicas de avaliação que definem o valor de uma empresa servem apenas para dar referências ao proprietário sobre qual seria o valor justo do negócio.
Em outras palavras, é comum o dono não ter a mínima noção do valor de mercado da sua empresa, o que pode ter como consequência a pedida de preços muito baixos ou exorbitantes.
Calcular o valor de uma empresa serve para corrigir essas distorções e definir valores mais aproximados da realidade.
Considerações sobre valuation
O valor de uma empresa certamente tem particularidades que ninguém nunca te contou.
A intenção deste artigo é abordar os desafios que os empresários vão vivenciar na prática e não apenas na teoria.
Portanto, vou revelar pra você uma importante regra do mundo real: uma empresa vale apenas o que alguém está disposto a pagar por ela naquele momento, atendendo a lei de oferta e demanda.
O valuation é importante apenas para criar referências e dar início às negociações.
Então, qual método você deve utilizar para avaliar o seu negócio?
Antes de mais nada, jamais se baseie no valor dos seus ativos como estoque, máquinas, equipamentos, mobiliário, imóveis etc, a não ser que esteja liquidando a sua empresa.
Esse tipo de análise desconsidera totalmente o fato do seu negócio ser rentável ou não.
Tenha em mente que o valor de uma empresa está contido justamente na sua capacidade de gerar lucro.
Sendo assim, os métodos mais efetivos são aqueles que se baseiam na capacidade de geração de receita presente e futura do negócio.
Retorno sobre o investimento
Quando se trata do valor de uma empresa, é importante que você entenda que o potencial comprador enxerga a sua empresa como um investimento.
Portanto, se ele compra a sua empresa por 200 mil reais e tem um lucro líquido de 10 mil reais por mês, ele está ganhando 5% de retorno sobre o investimento ao mês.
Ou seja, um retorno 10 vezes maior do que se o dinheiro dele estivesse aplicado na poupança ou em um CDB, que rendem em média 0,5% ao mês, por exemplo.
Nesse contexto ele está assumindo o risco do negócio em busca de uma rentabilidade maior para o seu capital.
Utilidades do valuation
Fazer o valuation de uma empresa para determinar o seu valor de mercado, pode ser útil em várias situações. Por exemplo:
- Você pode precisar vender sua empresa por causa de um divórcio, aposentadoria, problemas de saúde ou mudança de localidade.
- Você pode precisar de dinheiro emprestado devido a problemas de fluxo de caixa e quem vai emprestar quer saber se a empresa tem valor suficiente.
- Você pode querer um novo sócio para a sua empresa ou se livrar de um sócio atual, nesse caso o valor da ação deve ser determinado.
- Uma avaliação atualizada da empresa vai te dar informações úteis que vão te ajudar ter uma visão mais clara e tomar melhores decisões de negócios.
- Caso queira comprar ações de empresas na bolsa de valores como investidor, é importante fazer o valuation para saber se a ação está cara ou barata.
Qualquer que seja o motivo, a realização do valuation vai te ajudar a chegar em um valor apropriado e te deixar mais confiante de estar fazendo um bom negócio.
Geralmente os proprietários de empresas costumam recorrer a avaliadores profissionais para obter uma estimativa clara do valor dos seus negócios.
Noções básicas de valuation
O conteúdo de valuation geralmente é abordado quando se estuda finanças corporativas.
Ou seja, é um tema abordado nos cursos de graduação e pós graduação nas áreas de Administração, Economia e Contabilidade.
O valuation é realizado quando uma empresa quer vender a totalidade ou uma parte das suas operações.
Além disso, é feito também quando uma empresa quer se fundir com outra ou adquirir outro negócio.
A avaliação de negócios é o processo de determinar o valor de uma empresa, utilizando metodologias que analisam todos os aspectos do negócio.
Muitos empresários desconhecem ou até mesmo subestimam o processo de avaliação de negócios.
Isso ocorre com frequência pois o processo de valuation é complexo, envolve várias etapas e vários métodos diferentes podem ser implementados.
Aspectos da avaliação de negócios
Independente do método de avaliação que for escolhido o valuation é um processo que vai medir analisar os seguintes aspectos:
- Administração da empresa
- Condição atual da empresa
- Posição competitiva no setor
- Estrutura de capital
- Perspectivas de ganhos futuros
- Valor de mercado dos ativos
Os métodos de avaliação de empresas podem variar de acordo com o profissional, ou o tipo de negócio ou indústria que está sendo avaliado.
O processo de valuation é técnico, portanto, é muito importante que quem faça a avaliação tenha um bom conhecimento em finanças.
Além disso, o profissional de avaliação deve conhecer o modelo de negócios da empresa, a sua estratégia e o mercado em que atua.
As abordagens mais comuns utilizadas são o método de fluxo de caixa descontado e o método por múltiplos que compara empresas similares.
A avaliação também é importante para questões referentes a impostos, pois a compra e venda de empresas será tributada dependendo da avaliação do negócio.
Encontrar o valor justo de um negócio é uma arte e uma ciência ao mesmo tempo.
Existem vários métodos que podem ser utilizados, porém, utilizar o modelo apropriado e calcular o valor intangível de um negócio pode ser um pouco subjetivo.
Objetivo do valuation
O principal objetivo da avaliação de negócios é identificar as principais áreas geradoras de valor da empresa.
É fundamental saber quais áreas do seu negócio geram mais valor ou interesse por parte dos investidores.
Esses são fatores determinantes para os resultados da avaliação.
Por exemplo, dependendo da visão e dos objetivos de quem for investir, o seu interesse pode não ser tanto a lucratividade da empresa e sim a participação de mercado, o posicionamento ou a logística de distribuição dos produtos.
Os resultados da avaliação são importantes não apenas para identificar a lucratividade do negócio e sim todas as áreas geradoras de valor.
Fatores para se considerar na avaliação de um negócio
Antes de dar início ao processo de valuation alguns fatores devem ser levados em consideração. São eles:
Rentabilidade e risco
Quando se trata de avaliação de empresas existem dois fatores que são determinantes. São eles: lucratividade e risco.
Esses dois fatores são analisados de forma criteriosa pelos investidores e são fundamentais na hora da decisão de fechar ou não o negócio.
Isso ocorre porque o investidor analisa o custo de oportunidade de fazer o negócio.
Portanto, mesmo que um negócio não seja muito lucrativo, se ele for menos arriscado pode ser uma opção de investimento.
Razões pessoais
Os investidores são acima de tudo seres humanos. Outros fatores que não sejam meramente econômicos como questões emocionais, podem influenciar na tomada de decisão.
Por exemplo, se o proprietário precisar vender a empresa com urgência, a rapidez para conseguir vender vai ser mais importante do que vender pelo melhor valor.
Portanto, é importante entender as variáveis do negócio do ponto de vista do comprador e do vendedor.
Ambiente econômico
As empresas não existem isoladas. O seu valor depende também de fatores externos e da economia como um todo.
Assim, se por algum motivo as ações de uma empresa passarem a ser compradas em um volume muito alto, essa empresa pode ficar precificada por um valor muito mais alto que o seu valor real.
Isso ocorre também quando a economia está em crise e muitas empresas ficam subvalorizadas.
Como o mercado de ações é uma opção de investimento para qualquer investidor, essas distorções ocorrem com certa frequência.
Confiabilidade das informações
Antes de fazer o valuation e as previsões de resultados futuros é preciso ter certeza que os dados históricos da empresa são confiáveis.
Portanto, apenas com os dados corretos e o método adequado é possível fazer uma avaliação de empresas de qualidade.
Quanto mais detalhadas forem as informações sobre o modelo de negócios, as operações e as demonstrações financeiras da empresa, mais precisos serão os resultados.
Métodos de valuation
Existem vários métodos diferentes de avaliação de empresas. O método mais adequado, vai depender do objetivo da avaliação.
A seguir vou explicar 5 métodos de valuation que são bastante utilizados.
Capitalização de mercado
A capitalização de mercado é um método bastante simples de avaliação e é muito utilizada por investidores que compram ações na bolsa de valores.
Ele é calculado multiplicando o preço das ações de uma empresa, pelo número total de ações.
Por exemplo, a empresa Beta LTDA tem ações na bolsa de valores que foram negociadas a R$20,00. E essa mesma empresa tem 500.000 ações em circulação no mercado. Nesse caso o valor da empresa seria R$ 20,00 x 500.000 = 10 milhões de reais.
Muitas vezes os papéis das ações estão sendo negociadas abaixo do seu valor patrimonial, isso quer dizer que estão baratas e podem ser uma oportunidade de compra.
Método por Múltiplos
Esse método foi criado com base na comparação dos indicadores da empresa a ser avaliada, com a média das demais empresas do setor.
Ou seja, a medida que as empresas foram sendo negociadas no decorrer do tempo o mercado também passou a registrar os valores das transações e criar médias de referência para cada segmento de negócios.
Portanto, nesse método o valor da empresa é definido a partir da multiplicação de um indicador da empresa, como lucro ou faturamento, por um número inteiro de referência definido de acordo com a área de atividade.
Você já deve ter ouvido falar, por exemplo: “Esse restaurante vale 5 vezes o seu lucro anual” ou “Essa fábrica vale o equivalente a 1 ano do seu faturamento.”
Sendo assim, para facilitar o entendimento, vamos usar como referência neste guia o indicador de lucro líquido para definir o valor patrimonial.
Temos então a seguinte equação:
Valor patrimonial = (Lucro líquido anual) x (multiplicador da indústria)
No Brasil os dados de referência ainda são bastante escassos, ou seja, são utilizados de forma empírica por profissionais de intermediação que estão há muito tempo no mercado.
Em função disso, o Portal Negócios Brasil tem feito um trabalho pioneiro de mapeamento desses dados para ajudar os proprietários a avaliarem sua empresa.
Portanto, em breve esses dados serão disponibilizados para os leitores interessados.
Por enquanto vou usar uma tabela dos números de referência do mercado norte americano para exemplificar esse método.
Números de referência do mercado norte americano
Nesse método, para encontrar o valor da empresa você deve multiplicar o seu lucro líquido anual pelo valor de referência que consta na tabela.
Por exemplo: “Tenho um posto de gasolina com um lucro líquido de R$ 250.000 por ano”.
Valor patrimonial = 250.000 x 3,70 R$ 925.000,00
As vantagens desse método são a simplicidade e a rapidez com que pode ser aplicado, além de não ser necessário conhecimento técnico especializado.
As desvantagens são a falta de estatísticas no Brasil sobre números de referência para pequenas e médias empresas, ou seja, não são consideradas as particularidades da empresa e da região onde está localizada.
De qualquer forma, é um método bastante utilizado e serve também como uma segunda opinião em relação a outros métodos.
Fluxo de caixa descontado
O método de fluxo de caixa descontado é considerado por grande parte dos especialistas como o mais completo e assertivo para se avaliar um negócio.
Nesse método o valor da empresa é medido pelo fluxo de caixa que ela é capaz de gerar no futuro.
Portanto, o princípio aqui é trazer para valor presente, o fluxo de caixa futuro da empresa mediante uma taxa de desconto que representa o risco do negócio e o custo de capital.
Vou tentar explicar de forma bem simples e didática pra você entender a lógica desse método.
Vamos fazer a projeção de faturamento da empresa Beta LTDA para os próximos 4 anos, por exemplo:
Projeção de faturamento
2020 – R$ 220.000
2021 – R$ 250.000
2022 – R$ 290.000
2023 – R$ 340.000
Vamos supor que você queira trazer a valor presente a uma taxa de 15% ao ano.
Essa taxa deve conter o rendimento de um investimento com risco zero, como por exemplo uma taxa SELIC de 10% ao ano, mais o prêmio, ou retorno, que se espera pelo risco do negócio, que nesse exemplo é de 5% ao ano.
Nesse caso você deve fazer o seguinte cálculo:
2020 – R$ 220.000 / (1,15) = R$ 191.304
2021 – R$ 250.000 / (1,15)² = R$ 189.036
2022 – R$ 290.000 / (1,15)³ = R$ 190.680
2023 – R$ 340.000 / (1,15)⁴ = R$ 194.396
Após calcular o retorno trazendo a valor presente a uma taxa de 15% você deve somar o resultado de todos os anos para saber o valor da empresa. Valor da empresa: R$ 765.416.
Lembrando que esse exemplo é uma forma bem simples de explicar o método de fluxo de caixa descontado com fins didáticos.
Um trabalho completo desse método é complexo de se fazer e envolve inúmeras questões que não são explicadas neste guia.
Caso queira avaliar sua empresa por esse método, recomendo que contrate um profissional especializado e experiente na área.
Valor contábil
Nesse método o valor da empresa é o seu do patrimônio líquido, conforme mostrado no balanço patrimonial.
O valor contábil é a subtração do total do passivo de uma empresa pelo seu total de ativos.
Valor de liquidação
O valor da liquidação é o caixa líquido que uma empresa receberá se seus ativos forem liquidados e os passivos pagos hoje.
A melhor escolha pode ser uma combinação
O método de fluxo de caixa descontado geralmente é o método de valuation mais utilizado pelos avaliadores por ser bastante assertivo.
No entanto, a combinação de vários métodos diferentes pode ser a melhor maneira de definir o preço justo de venda.
O primeiro passo é contratar um avaliador de empresas profissional.
Ele vai te ajudar a fazer uma avaliação de qualidade para que você possa vender sua empresa com sucesso.
Avaliação Profissional
Não é recomendado que os empresários façam a avaliação da sua própria empresa. Pois existem fatores emocionais envolvidos e pode acabar faltando objetividade.
Para garantir o melhor resultado do valuation da sua empresa, contrate um profissional para executar o serviço.
Muitos Corretores de Negócios também fazem avaliação de empresas e você pode encontrar vários desses profissionais no portal Negócios Brasil.
Pacto de não concorrência
As cláusulas de não concorrência são incluídas com frequência nos contratos de compra e venda de uma empresa.
Ninguém deseja comprar uma empresa e saber que o antigo dono abriu um negócio igual ao seu do outro lado da rua e virou seu concorrente.
As cláusulas de não concorrência atende os seguintes critérios:
- Proíbe o vendedor de abrir outra empresa concorrente na mesma região.
- Estabelece um prazo onde o vendedor não pode se tornar concorrente, geralmente de 5 anos.
Essas cláusulas devem ser bem definidas e dentro da realidade pois caso sejam desproporcionais podem ser anuladas na justiça.
Além disso, devem ser revisadas pelos advogados de ambas as partes.
Avaliação de Franquias
O contrato de uma franquia, na maioria das vezes especifica como a franquia pode ser vendida.
Essas cláusulas variam de acordo com o franqueador, portanto, verifique o contrato da sua franquia.
Em alguns casos o contrato define que o franqueador deve comprar a sua franquia por um preço fixo caso deseje vender.
Já em outros casos o franqueador te ajuda a encontrar um comprador e a fazer a avaliação, pois tem interesse que a loja continue funcionando.
Conclusão
O processo de valuation é o ponto de partida para vender sua empresa.
Ele vai te dar todas as informações necessárias sobre as principais áreas do seu negócio permitindo que você conheça os pontos fortes e os pontos onde você precisa melhorar.
Além disso, a avaliação vai dar uma estimativa precisa de valor para que ambas as partes tenham uma referência confiável dando andamento às negociações.
Como falamos no início, não existe uma fórmula definitiva ou um método de avaliação perfeito.
Por isso a importância de se contratar um avaliador profissional para analisar de forma individual cada situação.