Quem está começando no mundo do empreendedorismo sempre tem dúvidas sobre o que é fazer um bom negócio. E não é pra menos! Iniciar uma empresa, ter sucesso na área que escolheu e conquistar clientes é sempre tarefa difícil.
Mas você sabia que com alguns passos, o processo de iniciar um bom negócio pode se tornar mais vantajoso e lucrativo? Então, se você quer conhecer um caminho mais rápido de engrenar em boas escolhas, esse artigo vai te ajudar!
E a solução para um bom negócio pode começar com a compra de uma empresa já consolidada.
+Confira: “Comprar uma empresa ao invés de abrir uma nova”
Pular etapas pode ser a solução!
Parece estranho falar assim, mas pular algumas etapas pode mudar o processo de início no mercado.
Mas você deve estar se perguntando, como assim? Bem, uma das escolhas que empresários podem fazer é comprar uma empresa já consolidada.
Quando você investe em algo consolidado, já é meio caminho andado. Isso porque, preocupações como a procura de um ponto estratégico ou a escolha de uma equipe bem treinada não vão existir.
Vale ressaltar que, ao optar pela escolha de uma empresa em funcionamento, existem sim as vantagens, mas também existem alguns pontos que devem ser levados em consideração.
De qualquer forma, uma empresa que já existe no mercado pode trazer mais benefícios do que você imagina.
Vamos analisar as vantagens e desvantagens de investir em uma empresa já consolidada para ter um bom negócio!
Vantagens de comprar uma empresa já consolidada
Imagine que, para começar um negócio do zero, você vai precisar seguir toda a parte burocrática para abertura de uma empresa.
Isso inclui questões como: abertura de CNPJ, alvarás, AVCB de bombeiro, Ibama, dentre várias outras documentações.
Muita dor de cabeça, não é? Agora, se você optar pela compra de uma empresa que já passou por todo o processo burocrático, será menos um assunto que terá que se preocupar.
Isso se, a empresa seguir todos os trâmites legais e estiver em dia com as contas.
Em média, para abrir uma empresa no Brasil, o tempo mínimo é de 79 dias, de acordo com o Doing Business 2018, estudo realizado pelo Banco Mundial.
Se comparado à média de tempo de outros países, que levam cinco dias para regulamentar novos empreendimentos, o empresário brasileiro passa muito tempo apenas resolvendo as papeladas burocráticas.
Além disso, outra vantagem em investir em uma empresa consolidada é o ponto comercial já estabelecido, possíveis fornecedores que já conheçam a empresa e, uma das partes mais importantes, uma equipe já treinada e à disposição para o trabalho.
E existem desvantagens?
Como qualquer investimento, além das vantagens, também é importante considerar as possíveis desvantagens.
Mas calma, se a etapa burocrática já foi solucionada, o ponto comercial já está estabelecido, a empresa possui fornecedores e a equipe já está montada, o que pode dar errado?
É justamente em relação à equipe que a atenção deve ser voltada. Isso porque, pode ser que o local de trabalho possua diversos pontos a serem melhorados, como vícios e maus hábitos da equipe de trabalho.
Caso isso ocorra, retirar costumes que já estejam enraizados pode ser trabalhoso, mas nada impossível.
Além disso, outro ponto muito importante a ser observado é a reputação da empresa em que está investindo. Ou seja, pode ser que, no momento da compra, o vendedor não passe todas as informações sobre a empresa.
Sendo assim, o mercado pode estar saturado ou, até mesmo, a imagem da empresa estar manchada e os fornecedores não queiram mais investir em produtos, por exemplo. Estes aspectos dificultam que o empreender alavanque um bom negócio.
Mas calma! Todos os quesitos podem ser tratados com cautela e atenção. Assim, você poderá investir em um bom negócio e ter lucros no comércio.
Passo a passo para fazer um bom negócio
Agora que você já conhece as vantagens e as possíveis desvantagens de comprar uma empresa consolidada, vamos analisar os cuidados que você precisa ter para fazer um bom negócio.
Isso porque, ao investir em uma empresa que já esteja operando, é preciso fazer um trabalho de pesquisa e não apenas confiar nas informações passadas pelo vendedor.
A parte burocrática da abertura de um negócio pode ser pulada, mas, caso a empresa que você deseja comprar esteja com vários processos a serem verificados, pode ser que o trabalho seja tão estressante quanto abrir um novo negócio.
Neste caso, o recomendado é que seja feito um trabalho de pesquisa, levantando todos os pontos que precisam ser melhorados e analisar se todos os setores da empresa estão em boas condições de operação.
Sendo assim, existem alguns passos que você pode seguir para fazer um bom negócio ao comprar uma empresa. São eles:
1 – Analise a veracidade das informações
Ao realizar uma negociação com o vendedor pode ser que nem todas as informações referentes à empresa sejam passadas. Isso ocorre por vários motivos, seja de má fé ou não.
As informações podem também, além de omitidas, estarem equivocadas e a empresa passar uma imagem não real daquilo que realmente oferece.
A recomendação é que, ao investir em empresas já consolidadas, faça uma busca por informações que vão além daquelas ditas pelo vendedor. Assim, você evita que seu negócio já comece com problemas.
2 – Se atende ao valor do negócio
Ao comprar uma empresa, o primeiro quesito é analisar se o preço do negócio é realmente justo. Mas afinal, o que significa um preço justo?
Bem, será o valor que, depois de investido, retorne para o novo proprietário, além de custear o antigo dono pelo o que construiu. O processo para analisar o valor de uma empresa também é chamado de valuation.
+Leia também “Valuation: saiba o que é e como calcular”
Ou seja, é por meio do valuation que as etapas de compra ou venda são realizadas com êxito, atribuindo um valor justo ao negócio que se deseja comprar ou, até mesmo, vender.
3 – Cuidado com as questões jurídicas!
Antes mesmo de comprar uma empresa já consolidada, vários pontos precisam ser levados em consideração. Ou seja, é preciso investigar se a empresa está em dias com todas as questões jurídicas.
Verificar se a empresa possui alguma ação judicial, se algum funcionário já processou a empresa, se a equipe está registrada de forma adequada atendendo a CLT e, além disso, analisar se os funcionários que foram demitidos passaram pelo processo de forma adequada.
São pontos importantes a serem analisados, que fazem parte do processo de investigação de todas as áreas da empresa que você deseja comprar para ter um bom negócio.
4 – De olho nos impostos!
Um ponto muito importante a ser analisado, além dos já citados, é verificar se o vendedor está em dias com o pagamento de dívidas fiscais.
Isso porque, caso a empresa esteja com pendências relacionadas a impostos, a dor de cabeça para o comprador pode ser grande.
Assim, ao fazer todo o processo de investigação sobre as informações da empresa, inclua também checar os possíveis contratos feitos a longo prazo.
Contratos a longo prazo, quando mal feitos, podem ser uma verdadeira pedra no caminho de quem deseja ter um bom negócio.
Resumindo:
- Tenha todas as informações referentes à empresa;
- Analise se o valor do negócio é justo;
- Verifique se a empresa está em dias com as questões jurídicas;
- Confira se o empreendimento possui contratos a longo prazo e se as dívidas fiscais estão em dia.
Faça um bom negócio da maneira correta
No processo final da compra de uma empresa é importante realizar o pagamento total por partes. Parece estranho? Bem, isso tem um motivo.
Pense que, caso a empresa tenha alguma pendência não resolvida, você poderá descontar quaisquer eventualidades no valor final da compra.
Porém, também é importante mencionar essa cláusula no contrato de compra e venda, para que não haja problemas de comunicação.
Esse tipo de negócio é bom porque, mesmo com todos os pontos (vantagens e desvantagens) analisados, pode ser que surjam obrigações não previstas no decorrer do funcionamento da empresa.
Uma dica importante é analisar vários meses de funcionamento do empreendimento e não somente um mês.
Isso porque, você terá uma visão melhor dos registros da empresa e poderá identificar possíveis problemas, seja nas finanças do negócio, nas movimentações bancárias e, até mesmo, nos relatórios de contabilidade.
Por fim, e não menos importante, busque saber o motivo de o proprietário estar vendendo a empresa.
Pode ser que a empresa esteja apresentando problemas, como falta de rentabilidade, ou que o vendedor esteja mesmo querendo investir em algo diferente.
De todas as formas, é bom buscar saber o motivo da venda.
Conclusão
Investir em uma empresa já consolidada pode sim ser um bom negócio. Para que não haja problemas no momento da compra, basta analisar todos os prós e contras da negociação, além de fazer um trabalho minucioso de pesquisa sobre a empresa.
As vantagens em comprar uma empresa em funcionamento são inúmeras, mas isso não anula o processo de pesquisa antes da compra. Além disso, é preciso ter em mente informações sobre o local de investimento.
Sendo assim, observe, analise e investigue para que, assim, seja possível realizar um bom negócio.