Fluxo de caixa existente
Comprar uma empresa ou abrir uma nova?
Imagine começar o negócio dos seus sonhos sabendo que você levará dois anos para atingir o ponto de equilíbrio e ainda mais dois para se tornar rentável?
Enquanto isso, como você pagará as suas contas ou investirá de volta no negócio para que ele possa crescer?
Este é o tipo de cenário que pode matar muitas novas empresas.
Você começa com uma paixão pelo seu negócio, mas você se depara com uma realidade financeira complicada.
Por outro lado, quando você compra um negócio existente, o dinheiro já está fluindo para o caixa de forma consistente, há anos.
Provavelmente, não haverá interrupção no fluxo de caixa, a menos que algo desastroso aconteça ou esteja no horizonte.
Resumindo, com o fluxo de caixa existente, você terá um problema a menos para ser tratado ao tentar estabelecer a sua empresa como um negócio de sucesso.
Ao comprar uma empresa você começa com uma base de clientes estabelecida e participação de mercado
Caso você esteja procurando comprar um negócio que está a bastante tempo no mercado, há uma grande chance de eles terem uma ampla carteira de clientes e uma participação de mercado razoável.
Se o proprietário obteve lucro consistente durante os anos de operação da empresa, há provas suficientes de que o negócio tem um fluxo constante de clientes e vendas.
Se você decidir iniciar um novo negócio, você terá que colocar dinheiro, tempo e esforço em suas estratégias de marketing.
Além disso, enquanto você espera os resultados se concretizarem, as contas surgirão para serem pagas.
Todas as empresas demandam capital de giro para operar.
Um modelo de negócio comprovado
Um negócio existente há alguns anos, necessariamente tem um modelo de negócios comprovado.
Seus clientes já possuem o interesse em adquirir seus produtos e serviços.
Uma empresa nova, por outro lado, ainda está tentando validar suas hipóteses de negócio junto ao mercado.
Assim, comprar uma empresa já estabelecida faz você diminuir o risco do investimento e economizar tempo.
Isso se mostra especialmente verdadeiro em operações de franquia.
Estas replicaram o sucesso milhares de vezes com um sistema e uma fórmula que funcionam.
Assim, um restaurante que é bem sucedido em São Paulo também pode prosperar em Brasília ou em Recife, por exemplo.
Adquirindo uma franquia, você não só está comprando um modelo de negócios comprovado.
Além disso, você está garantindo relacionamento com fornecedores, suporte comercial e oportunidades de marketing que podem ajudar a tornar sua franquia bem sucedida.
Ao tentar começar um novo negócio com o ônus de ter que gerar vendas, manter fluxo de caixa suficiente, enquanto capacita os funcionários e busca fornecedores qualificados, pode gerar não apenas uma falha, mas um desgaste total.
Elimine esse estresse considerando comprar uma empresa existente em vez de começar do zero.
Comprar uma empresa te dá uma marca reconhecida
Outro benefício de comprar um negócio existente é que você também está comprando uma marca que já é reconhecida pelo mercado, como um todo.
Durante um período de tempo, a empresa construiu uma reputação através de campanhas de marketing, redes sociais, boca a boca e referências.
Já conquistou certa credibilidade e, ao contrário de uma empresa nova, não precisa convencer novos clientes a arriscar comprar de uma marca desconhecida.
Uma infra-estrutura que já está pronta
Comparado com uma empresa nova, que pode exigir uma enorme quantidade de tempo e dinheiro para colocá-la em funcionamento, um negócio existente já está com a infraestrutura montada.
Um dos seus atributos mais atraentes pode ser a sua localização.
Seja em um centro comercial próspero ou em um comércio popular, a localização pode ser um elemento-chave para seu sucesso.
Além disso, um negócio existente já possui suas necessidades operacionais supridas, como mobiliário, máquinas e equipamentos.
A maioria das empresas estabelecidas também já possui algum tipo de presença na internet.
Como um site, seguidores de redes sociais e referências de avaliações e recomendações on-line como por exemplo: Google meu negócio e Foursquare.
Funcionários treinados e fornecedores estabelecidos
Ter funcionários treinados e fornecedores à sua disposição ajudará o seu negócio a funcionar mais rápido, pois pessoas e empresas familiarizadas com a operação do negócio podem economizar tempo e dinheiro.
Normalmente, os funcionários treinados têm uma ótima visão de processos e sistemas que ajudarão sua empresa a ter uma boa performance.
Os fornecedores existentes já conhecerão seus ciclos comerciais e farão com que os produtos estejam sempre disponíveis para atender a sua empresa sem interrupção.
Quanto menos tempo você tiver que gastar empregando, treinando e preparando seus funcionários e vendedores, mais tempo você pode gastar melhorando outras partes do seu negócio.
Esse artigo te ajudou? Gostaria de saber sua opinião na seção de comentários abaixo.