“Quero vender minha empresa”. Esse é um pensamento que em algum momento vai passar pela cabeça de todo empreendedor.
Certamente quando você tomar essa decisão, precisa estar preparado com toda a documentação em mãos.
Provavelmente você já deve ter alguns desses documentos prontos e disponíveis.
Preparei um check-list para que você possa identificar os que estão faltando e produzi-los.
Além disso, é importante que a data desses documentos deixem claro que essa é uma prática antiga da empresa.
Pois se a primeira versão dos documentos forem impressas no mês anterior à venda da empresa, isso pode não causar uma boa impressão.
Preparando a documentação para vender minha empresa
Para vender sua empresa com sucesso e definir o valor do seu negócio, você vai precisar preparar suas demonstrações financeiras dos últimos dois ou três anos.
Portanto, espero que você tenha mantido seus registros financeiros em ordem.
Caso contrário, arregace as mangas, junte a papelada e prepare-se para organizar tudo.
Mais adiante você se sentirá agradecido por ter feito isso, pois o processo de venda será muito mais fácil.
Peça ajuda para o seu contador
Recomendo que você busque a ajuda de um contador que entenda da sua área de atuação e acima de tudo possa garantir a integridade dos seus registros financeiros.
Um contador vai ajudá-lo a identificar as deficiências que possam ser melhoradas.
Além disso, os compradores confiam mais nas finanças que foram examinadas por um profissional de contabilidade qualificado.
Sem duvidas esses cuidados vão impactar positivamente o preço de venda do seu negócio.
Lista de documentos para vender minha empresa
- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) dos últimos 2 ou 3 anos.
- Balanço Patrimonial.
- Demonstração de fluxo de caixa.
- Cópia do contrato social.
- Declaração de imposto de renda PJ (Simples Nacional não precisa).
- Lista de mobiliário e equipamentos discriminando o valor.
- Manuais de operações da empresa.
- Certidões negativas da área legal, trabalhista e de tributos.
- Cópia da locação atual.
- Apólices de seguro.
- Acordo de confidencialidade ou não divulgação.
- Memorando de Venda com a visão geral do negócio.
- Certificados profissionais.
- Contratos de fornecedores e distribuidores.
- Contratos de trabalho.
Em primeiro lugar Seja transparente e não omita nenhuma informação.
Se coloque no lugar de quem irá comprar sua empresa e está confiando nas informações fornecidas por você.
Estabeleça um contato de confiança com o possível comprador e cumpra com suas obrigações éticas de revelar todas as informações boas e ruins.
Dessa maneira, você também se protege de processos envolvendo falsidade ideológica ou declarações enganosas.
Contratando um Corretor de Negócios
Esse também é um bom momento para se envolver com um Corretor de Negócios profissional.
Ao desenvolver um relacionamento com um Corretor de Negócios, você terá a oportunidade de descobrir:
- O que os compradores estão procurando
- A demanda pelo seu segmento de negócio
- Como tornar sua empresa mais atrativa
- Como tornar sua empresa mais fácil de vender
Além disso um Corretor de Negócios também pode ajudá-lo a determinar um preço justo e o melhor momento para vender sua empresa.
Como tratar as informações confidenciais na venda da empresa
Quando anunciar sua empresa à venda, esteja ciente de que um comprador pode solicitar informações confidenciais à você.
Como por exemplo: lista de clientes e contratos de fornecedores.
Você pode não se sentir confortável em divulgar essas informações nos estágios iniciais da transação.
Caso isso ocorra, é melhor explicar ao comprador o porque você se sente desconfortável, ao mesmo tempo escutando o seu ponto de vista.
Tenha em mente que eles estão pesquisando seu futuro investimento e ambos querem que a transação funcione sem problemas.
Se você decidir divulgar informações confidenciais, certifique-se de ter um Acordo de Confidencialidade assinado antes de fazê-lo.
Impressionando o comprador
Ao aplicar todas essas práticas com antecedência, é provável que você impressione potenciais compradores com um negócio bem gerenciado e organizado.
Ao mesmo tempo, você poderá desenvolver estratégias que irão aumentar o valor do seu negócio.
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