A partir do momento que ficou claro pra você que o comprador tem interesse e capacidade financeira de comprar o negócio, é hora de marcar uma reunião com o comprador da empresa.
Em primeiro lugar, é importante que você entenda que todo o processo deve ser feito em fases, e segui-las corretamente vai aumentar bastante a sua chance de sucesso.
Marque uma reunião com o comprador da empresa em um local neutro.
Ou seja, um local que não seja na sua empresa. Pode ser no escritório do seu advogado, contador ou corretor de negócios caso você tenha contratado um.
Sua intenção nessa reunião deve ser conhecer melhor o potencial comprador.
Dessa forma, estreitar finalmente a relação e consolidar as informações que até o momento eram superficiais. Dessa forma, você vai avançar rumo aos próximos passos da negociação.
Conheça melhor o potencial comprador da sua empresa
Entenda o interesse do comprador em seu negócio e quais são as capacidades financeiras do mesmo.
Além disso, discuta sobre o tempo estimado para finalizar a transação, qual será a forma de pagamento e exponha os termos da compra.
Fique atento aos detalhes! Cada resposta e reação é essencial para entender o perfil desse comprador e seguir adiante com a negociação ou não.
Caso ele não atenda às suas expectativas, agradeça o interesse, explique que a situação do comprador parece não corresponder e encerre às discussões.
Como revelar informações para o potencial comprador da empresa
O próximo passo é solicitar ao comprador a assinatura de um acordo de confidencialidade.
Explique que para dar continuidade à negociação e mais informações sobre a sua empresa, é necessário a concordância em não divulgar informações confidenciais que serão expostas nos próximos momentos.
Portanto, se o comprador não quiser assinar o acordo, você pode agradecer sua presença e encerrar as negociações.
Após a assinatura do acordo de confidencialidade, você pode entregar o memorando de venda completo ao comprador que pode ser lido na própria reunião.
Permita que o interessado leia o documento cuidadosamente.
Além disso, evite que ele leve da reunião uma cópia desse documento, a menos que tenha certeza de uma oferta sobre o seu negócio.
Caso o comprador demonstre pouco interesse após a leitura, descubra o motivo ou encerre as negociações.
Por outro lado, caso o interesse permaneça, convide o comprador a fazer uma visita à sua empresa e marque o dia e o horário ao final da reunião.
Apresentando seu negócio para o potencial comprador
Antes de mostrar a sua empresa para um potencial comprador não se esqueça de colocar tudo em ordem, deixe o ambiente impecável e limpo.
A famosa frase que diz que a primeira impressão é a que fica se encaixa muito bem aqui.
Portanto, se o interessado visitar o seu negócio e encontrar um ambiente desorganizado, sujo, mal cuidado e com máquinas e equipamentos obsoletos, com certeza suas chances de vender o negócio diminuem drasticamente.
Caso a sua empresa seja pequena, a visita pode gerar perguntas por parte dos funcionários.
Nesse caso você pode agendar a visita para depois do expediente, ou apresentar o comprador como um amigo, parceiro ou consultor.
Durante a visita, reforce os pontos fortes do seu negócio e tente criar uma experiência para o comprador mostrando como o cliente experimenta a sua empresa.
Posteriormente, você pode apresentar a área interna da empresa e o funcionamento do negócio.
Nessa etapa de apresentação, você ainda não deve revelar tudo, como os segredos comerciais e as declarações financeiras completas, por exemplo.
Compartilhe apenas informações mais genéricas.
Respondendo os questionamentos do potencial comprador da empresa
Esteja preparado para responder todas as perguntas do comprador.
Provavelmente ele irá questionar o motivo da venda, os problemas da empresa, potencial de crescimento, contratos de longo prazo e diversas outras dúvidas que poderão surgir durante a visita.
Por isso, esteja preparado e demonstre confiança sobre seu negócio.
Após a apresentação do negócio, é a vez do comprador se posicionar, esteja atento à cada momento.
Em seguida, agende uma reunião de acompanhamento e se ofereça para fornecer as informações que o comprador venha a solicitar, como materiais de marketing, amostras de produtos, etc.
Sempre forneça dados e informações verdadeiras sobre a sua empresa, pois caso você receba uma oferta de compra você terá que comprovar todas as informações que repassou.
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