Na fase final da venda de uma empresa, você e o comprador já negociaram todos os detalhes presentes no contrato de compra e venda.
Agora é a hora de agendar o fechamento da venda.
Aqui você deve se planejar e fazer um checklist final para se certificar que está tudo nos conformes para transferência do negócio.
Desse modo, a assessoria de um advogado, contador ou corretor experiente pode ter grande valor nesse momento.
Faça o checklist dos termos finais da venda de uma empresa:
- Programe o fechamento com a presença de todos os envolvidos, de preferência para o horário da manhã, assim você pode ter acesso aos bancos e órgãos públicos no período da tarde, após o fechamento.
- Defina o preço final da venda com todos os ajustes necessários referentes a aluguel proporcional, estoque e contas a pagar e receber.
- Prepare todos os documentos referentes ao governo, como certidões negativas de tributos federais, estaduais e municipais, guias de recolhimento e propriedade intelectual.
- Informações trabalhistas e previdenciárias, como processos trabalhistas, relação dos funcionários, contratos de trabalho e benefícios.
- Prepare uma lista de todos os ativos da empresa como móveis, equipamentos, veículos e máquinas alugadas. Além disso, faça também a lista de todos os ativos que estão excluídos da compra.
- Prepare-se para transferir todos os contratos, como por exemplo o de aluguel do imóvel que abriga a empresa.
- Caso a venda da empresa tenha sido financiada, prepare os documentos referentes ao empréstimo, incluindo a nota promissória, os acordos de segurança e garantias de ambas as partes.
- Prepare os acordos pessoais como, por exemplo, a prestação de serviços à empresa por um determinado período e um acordo de não competição.
- Prepare o contrato de compra e venda.
O fechamento do negócio
O fechamento do negócio é o momento mais esperado, tanto pelo comprador quanto pelo vendedor.
Afinal, essa é a hora em que a empresa é oficialmente transferida para o novo proprietário.
Com um contrato de compra e venda bem feito e detalhado, o fechamento passa a ser uma cerimônia formal.
Essa transação geralmente ocorre no escritório do seu advogado ou corretor, numa agência bancária ou em um cartório.
Nesse momento, são assinados todos os documentos necessários para o fechamento, como o contrato de compra e venda, acordo de não concorrência, nota promissória, dentre outros.
Imediatamente após o fechamento, forneça ao comprador todas as informações necessárias para assumir a operação do seu negócio.
O seu negócio agora pertence ao comprador.
Portanto, isso significa que você precisa entregar todas as informações que permitam que o novo proprietário assuma suas operações, incluindo:
- Chaves da empresa, incluindo códigos de alarme.
- Senhas de acesso aos computadores, softwares, e-mails e planilhas.
- Listas de clientes, fornecedores e distribuidores.
- Manuais de operação da empresa.
- Suas informações de contato.
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