Como fica o mercado brasileiro após o coronavírus
Como fica o mercado brasileiro após a pandemia de Covid-19? Essa é a dúvida da maioria dos empresários e investidores. Entenda em que rumo tudo caminha.

O ano de 2020 está sendo um marco em diversos sentidos. Enfrentamos uma pandemia de Covid-19, empresas tiveram que readaptar seus formatos de trabalho.
O home office se destacou exponencialmente e o mercado brasileiro vem sendo reformulado, se recuperando do baque sofrido durante a paralisação de vários segmentos.
Inúmeros empresários, com anos de experiência no mercado, passaram por dificuldades financeiras com esta grande crise, buscando recuperação judicial e até liquidação total de seus negócios.
Até fevereiro, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) o varejo estava crescendo 9,1%, em comparação com o mesmo período em 2019.
De março a julho foram registrados diversos recuos, por causa da paralisação das empresas e também pela queda no poder de compra dos consumidores, muitos afastados de seus trabalhos.
Felizmente, as empresas estão voltando a se equilibrar desde agosto. Nesse retorno ao “novo normal”, as palavras-chave que devem ser lembradas são:
- Oportunidade de mercado
Pela definição do dicionário, oportunidade é uma situação favorável para a realização de algo ou uma circunstância conveniente para que alguma coisa ocorra em determinada ocasião.
Quando falamos de negócios, a oportunidade aparece quando é possível oferecer um produto ou serviço atendendo à necessidade de alguém ou de um grupo.
Sendo assim, um negócio de sucesso precisa ir de encontro com as necessidades do mercado. A famosa “lei da oferta e da procura”.
No item abaixo, falando sobre a demanda, detalhamos um pouco mais sobre este tópico.
- Demanda
Como já foi dito, é a lei da oferta e da procura que rege o mercado. E as demandas do mercado são, basicamente, as quantidades que os consumidores desejam adquirir de um produto ou de um serviço.
Para existir demanda de mercado é essencial que o consumidor tenha poder de compra, ou seja: dinheiro.
Com a recente retomada do mercado brasileiro, a demanda está voltando ao normal aos poucos e o mais importante e necessário agora é ter cautela na hora de adquirir um negócio, pensando bem no nicho em que você vai investir.
- Inovação
Para se destacar no mercado brasileiro, todos os negócios estão precisando inovar, principalmente no âmbito tecnológico.
As empresas estão automatizando mais funções no dia a dia e aderindo à tecnologia no ambiente de trabalho, reformulando a atuação dos funcionários dentro do mercado.
A tecnologia desempenhou um papel essencial durante a pandemia de Covid-19, quando as escolas, os escritórios, as clínicas e até mesmo os bares e restaurantes só conseguiram sobreviver utilizando plataformas online.
Outra prova de que a inovação vem dominando o mercado brasileiro é um levantamento feito pelo PayPal Brasil e pela consultoria de pesquisas BigData Corp, que mostrou que o mercado de comércio online cresceu 40,7% no Brasil entre 2019 e 2020.
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Recuperação do mercado brasileiro

Os dados mais recentes divulgados pelo Banco Central apontam que a economia brasileira cresceu 2,15% em julho.
Dados mensais têm indicado uma retomada econômica mais rápida do que o esperado inicialmente, com vendas no varejo registrando alta de 5,2% no levantamento mais recente feito pelo IBGE.
Com a flexibilização gradual das medidas de isolamento social e a reestruturação das atividades econômicas, incluindo a reabertura de estabelecimentos que ficaram fechados para diminuir a disseminação do novo coronavírus, o mercado brasileiro dá sinais de retomada de sua dinâmica habitual.
Além disso, o mercado de trabalho também está retomando sua dinâmica em ritmo crescente, com o número de pessoas empregadas voltando a aumentar, bem como a quantidade de brasileiros em busca de emprego.
No levantamento mais recente publicado pelo IBGE, cerca de 1,1 milhão de pessoas voltaram ao trabalho na primeira semana de agosto depois de ficarem afastadas por causa do distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19.
A Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Economia, prevê crescimento de 7,3% no Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre de 2020, em comparação com o segundo trimestre.
Mercado mundial
Em âmbito global, a previsão é que a economia volte a crescer no próximo ano, com uma possível expansão de 5%.
A previsão foi feita pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), organização que reúne os países mais desenvolvidos do mundo.
Com os aprendizados adquiridos durante a última grande crise, de 2008, os países – principalmente os EUA – estão trabalhando firme para “reanimar” o o mercado financeiro.
O objetivo é manter em funcionamento a engrenagem do mercado de negócios e conseguir disponibilizar apoio às empresas e instituições que necessitam neste momento.
Oportunidades no mercado
Com o mercado brasileiro e mundial retomando seu ritmo e com expectativas positivas quanto ao crescimento das empresas brasileiras, negócios que foram atingidos pela crise causada pelo coronavírus estão em busca de novas estratégias e, em grande parte, investimento.
Neste momento, boas oportunidades devem aparecer com um preço bem abaixo do mercado.
Se você é um investidor, tendo em vista os dados recentes de retomada do mercado brasileiro e mundial, agora é uma boa hora para se preparar e adquirir um bom negócio.
Nos últimos levantamentos realizados pelo já citado ICVA, Drogarias/Farmácias, Supermercados/Hipermercados vêm sendo os maiores destaques no cenário atual.
A demanda por insumos hospitalares, remédios, itens essenciais e alimentação foram parte dos segmentos que se mantiveram estáveis durante a pandemia e, inclusive, seguem em constante crescimento.
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