Negócios e oportunidades: Como identificar?
Não tem segredo para o aproveitamento de oportunidades e negócios, mas é necessária muita disciplina
Quando atuamos com a compra e venda de empresas, precisamos estar muito atentos ao mercado, para identificar bons negócios e oportunidades e saber a hora certa de agir.
As negociações em torno desse tipo de acordo as vezes são complexas, envolvem grande valor e chegam, às vezes, a afetar milhares de pessoas, que dependem direta ou indiretamente da empresa.
Por isso, uma série de passos precisam ser seguidos para que as melhores oportunidades e negócios sejam descobertos e fechados, de uma maneira que todas as partes envolvidas saiam satisfeitas.
Vale ressaltar que, nesta era digital que vivemos, novas empresas são criadas todos os dias, enquanto algumas fecham e outras se estruturam rapidamente se tornando grandes oportunidades de investimento.
O mercado tem altos e baixos e, em função disso, observação, paciência e pesquisa são sempre chaves para um grande negócio.
Não basta apenas ficar atendo, é preciso saber analisar o que ocorre.
Separamos algumas dicas que você precisa saber para entrar neste mundo e obter sucesso, fazendo grandes negócios e descobrindo as melhores oportunidades.
1. Identifique os motivos
Há várias razões para que uma empresa seja colocada à venda.
Identificar o porquê disso é essencial para entender se vale à pena investir e qual o valor ideal a ser pago no negócio.
Para entender todas as motivações, é necessário, primeiramente, pesquisar sobre essa empresa: valor de mercado, histórico, negociações recentes etc.
Além disso, tirar um dia para observar o ambiente de trabalho e colaboradores, também é interessante.
Estabelecer diálogo com o vendedor é mais uma das alternativas para se conhecer onde está entrando.
Seja um bom ouvinte e não tenha medo de perguntar mais de uma vez a mesma coisa, pois suas dúvidas precisam ser sanadas.
Já quando se trata de vender uma empresa, você precisa estar ciente de que os potenciais compradores estarão atrás das suas motivações e, por isso, é necessário que isso esteja bem claro na sua cabeça.
Converse com o cliente e mostre ter ciência dos principais destaques e problemas da empresa.
Mostrar confiança e conhecimento, pode te colocar em melhor posição para negociar.
Tenha anotado, todos os principais pontos, para que não falte nenhuma informação no momento da negociação.
2. Observe o mercado
Esse é talvez um dos pontos mais importantes de todos.
Vendendo ou comprando, você precisa saber exatamente o negócio que está fazendo, se realmente vale à pena e se não tem chance de transtornos futuros.
Quais são as dores dos clientes dessa empresa? Qual o feedback desses clientes? O negócio está em alta? Quais as chances de um aumento de lucro? Qual a porcentagem de risco nessa operação?
Essas são perguntas que precisam ser respondidas de maneira clara, para que você identifique onde está entrando ou saindo.
Puxe o histórico da empresa, faça projeções sobre o futuro. Para se aproximar dos clientes, faça pesquisas com o pessoal.
Lembre-se, quanto mais informações você tiver, mais seguro vai se sentir na negociação e mais confiança terá para fechar o negócio.
3. Diminua a burocracia
Vivemos a era do digital, com tudo sendo feito muito mais rápido do que anteriormente, inclusive negociações mais complexas.
Pode ser um bom chamativo para compradores e vendedores, uma facilidade a mais para fechar o acordo.
Não que isso seja vital, quem conhece de negócios e oportunidades, tem noção de que não há nada simples demais nessa área.
Outra observação é que para simplificar os processos, você, provavelmente, precisará desembolsar algum valor em dinheiro, seja para criação de apps ou para contratação de consultores.
Notadamente, então, o valor final da transação precisa ser observado.
Contratar um serviço que pese demais nos custos de toda a negociação, simplesmente não vale à pena.
Mais uma vez, tenha tudo planejado e anotado e faça análises detalhadas dos valores envolvidos.
4. O sigilo importa demais
Grandes negociações são cercadas de perguntas e altas expectativas.
O que vai acontecer com a empresa após a venda? Como os novos gestores vão agir? Pode haver grande mudança ou a intenção é manter como está?
Por isso é muito importante que as duas partes envolvidas no negócio evitem vazamentos sobre o que está sendo feito.
Ruídos podem acabar com as chances de acordo, além de arranhar as imagens da empresa, dos compradores e vendedores.
Uma opção segura, é a assinatura de um termo de confidencialidade.
Dessa forma, as partes ficam comprometidas legalmente a manter o sigilo de informações estratégicas sobre a negociação, como os valores envolvidos, tempos de contrato etc.
5. A comunicação vai além do contato entre comprador e vendedor
Com a negociação fechada, é importante comunicar os funcionários, sobre a venda, com bastante transparência, para que eles não pensem no fechamento da empresa ou corte de pessoal.
Durante muito tempo, os colaboradores tiveram aquela empresa como segunda casa, onde passaram muito tempo e tiraram o sustento para suas famílias.
Qualquer incerteza pode fazer com que funcionários importantes se percam no processo.
Os novos donos precisam comunicar para essas pessoas que dependem da empresa quais os planos a partir de agora.
No cenário ideal a comunicação ocorre de maneira direta entre funcionários e proprietários.
Fazer com que os colaboradores compreendam as novas filosofias, a nova maneira de trabalhar, ajuda para que se sintam valorizados, aumentando a produtividade e trazendo confiança para o negócio.
Em caso de mudanças de rumo, é necessário também pensar em uma maneira efetiva de chegar até os principais clientes, com informação clara e precisa, sobre tudo que vai ser feito.
6. Não se envolva emocionalmente
Quem cria uma empresa do zero, ou transforma um pequeno negócio em uma grande oportunidade, acaba, no processo, se apegando.
São muitas memórias de toda a idealização do projeto até a estruturação de uma empresa segura e bem estabelecida.
Mas, vale ressaltar, o valor do empreendimento, independe dessas memórias.
Quem tem mais experiência com negócios e oportunidades, conhece bem desse sentimento de quem está vendendo, ou da empolgação de quem está comprando.
É preciso considerar também, que apesar de não ser a maioria, existem pessoas más intencionadas.
Ou seja, essas pessoas podem agir para tirar proveito desses sentimentos, deixando a negociação desfavorável para o lado emocionalmente envolvido.
Então, para ter mais controle sobre a negociação e cobrar e/ou pagar um valor justo, é essencial fechar o acordo, colocando as emoções de lado, entendendo qual a real situação da empresa.
7. A negociação tem dois lados
Para vender uma empresa, ou comprar, deve-se observar e analisar, quais são os valores ideais e ir com ele em mente.
Mas é preciso considerar que ambas as partes precisam chegar a um denominador comum.
Manter a cabeça aberta, ser receptivo com os valores oferecidos e saber conduzir a negociação para que ela seja vantajosa para os dois, aumenta as chances de acordo e são pontos que precisam ser levados em consideração.
Dos vários motivos que podem levar uma negociação promissora ao fracasso, ser rígido demais com os valores, com certeza, está entre os principais.
A negociação precisa sempre levar em consideração o outro lado.
8. A importância de um conselheiro
Já citamos acima as inúmeras dificuldades que existem quando falamos de oportunidades e negócios que envolvem a compra e venda de empresas.
Burocracia, valores, pessoas etc.
Além da grande monta de recursos, há muita gente envolvida, que dependem dessa empresa para sobrevivência e, há também o fato, de que uma negociação grande demais mexe com o mercado.
Pensando nisso, ter um confidente, alguém de muita confiança, para discutir o negócio, vale muito à pena.
Claro, essa pessoa não pode estar envolvida na negociação, pois observando de fora, ela terá mais propriedade para te aconselhar.
Esse escolhido precisa ser abastecido com todas as informações possíveis, para que tenha um extrato completo da negociação e possa te aconselhar da melhor maneira possível.
É necessário, no entanto, destacar que a escolha de alguém de confiança, se deve, por exemplo ao fato da importância do sigilo.
Não há possibilidade de oferecer informações para alguém que pode deixar escapar algo para outra pessoa.
Conclusão
Não tem segredo para o aproveitamento de oportunidades e negócios, mas é necessária muita disciplina.
A experiência adquirida com o tempo, vai sempre ajudar muito e te tornar cada vez mais em um melhor negociador e observador do mercado.
Falando no mercado, ele merece atenção especial, com pesquisas que o ajudem a se posicionar melhor nas negociações e a identificar grandes oportunidades.
Outro ponto importante é saber fazer a gestão da negociação, mantendo o sigilo, se comunicando claramente, tendo a mente aberta para ouvir propostas e possuindo alguém de confiança para te aconselhar.
A chave para o sucesso está na dedicação e no tempo que você dedica para aprender mais sobre a empresa e sobre os motivos que tem o comprador/vendedor.
Cada negócio se desenvolve de maneira diferente e cada pessoa fecha acordos com as suas próprias particularidades.
Por isso, além de grande jogo de cintura, é vital que as partes não se vejam como inimigas, mas sim como parceiras, prestes a fechar um grande acordo.