Há poucos anos atrás, existia uma certa dificuldade para encontrar meios de divulgação eficientes para anunciar sua empresa à venda.
A boa notícia é que com o avanço das tecnologias de comunicação, essas oportunidades estão se expandindo, facilitando esse processo e possibilitando novas negociações.
Sendo assim, escolher o canal de comunicação adequado e fazer um anúncio bem feito é fundamental para atingir os potenciais compradores.
Muitas vezes o proprietário não tem resultados quando anuncia sua empresa à venda e acaba achando que não terá sucesso.
Sendo que o problema pode ser apenas porquê ele esteja anunciando no local errado e de forma errada.
Portanto, para esclarecer esse assunto, vou abordar aqui os principais meios de divulgação disponíveis e as características de cada um.
Sites on-line para anunciar sua empresa à venda
Com a expansão e o acesso em massa da internet em todo o Brasil, a maioria dos serviços estão migrando para o universo on-line devido aos benefícios e diferenciais inquestionáveis que apresenta.
Portanto, quando se trata de vender um negócio, sem dúvidas essa é a opção que alcança o maior número de possíveis interessados na sua empresa.
Por exemplo: 9 a cada 10 compradores pesquisam em sites online.
Sites on-line como por exemplo: NegociosBrasil.com.br , o mais completo do gênero com mais de 5000 empresas já anunciadas e OLX classificados em geral, são opções bastante utilizadas para anunciar uma empresa à venda.
A internet quebra as barreiras geográficas, fazendo com que potenciais interessados de qualquer lugar do Brasil ou do mundo possam encontrar o anúncio da sua empresa na rede.
Certamente a agilidade de você mesmo poder criar o seu anúncio e publicá-lo em questão de minutos e o valor mais baixo em relação a outras formas de anúncio como classificados de jornais, por exemplo, são outros diferenciais.
Anunciar sua empresa à venda em veículos locais
Os anúncios locais se restringem à região geográfica onde está localizada a sua empresa.
Portanto, geralmente são feitos em classificados de jornal da sua cidade ou em revistas locais.
Esse tipo de anúncio visa atingir pessoas que já moram ou desejam morar na região onde está o negócio e estão à procura de uma empresa à venda nas imediações.
Caso decida por esse tipo de anúncio, dê preferência aos classificados do dia de domingo onde tradicionalmente se concentram a busca por esses anúncios.
Anúncios específicos do setor
Os anúncios específicos do setor geralmente são feitos em revistas especializadas em ramos de atividade.
No Brasil, por exemplo, ainda existem poucos anúncios desse gênero porque não costumam ter um retorno muito grande.
Esses anúncios têm o intuito de atingir indivíduos ou empresas que procuram um negócio especificamente do seu segmento.
Ou seja, são interessados que geralmente possuem experiência, know how, e certificações na área.
Portanto, se o seu negócio for muito especializado, esse tipo de anúncio pode funcionar pra você.
Corretor de Negócios
Se você contratar um corretor para vender sua empresa, toda a divulgação dos anúncios se torna de responsabilidade do corretor.
Ainda assim, vale a pena você entender onde os compradores estão procurando as empresas, para que você possa avaliar a estratégia de marketing do seu corretor.
Venda de Franquia
Se você está vendendo uma franquia, o que chamamos de revenda de franquia, consulte seu franqueador antes de iniciar o processo de venda.
Nesse caso, há obrigações contratuais a seguir e o franqueador pode ter uma lista de compradores interessados para repassar à você.
Caso contrário, use um site de anúncios online onde você vai alcançar o maior número possível de compradores potenciais.
Como ter sucesso no anúncio online da sua empresa à venda?
Essa é uma das partes que eu mais gosto, é onde efetivamente vamos para a prática de criar o anúncio e sentir a percepção do mercado sobre o nosso negócio.
Quando publicamos o anúncio começamos a ter um feedback e saber qual é a demanda existente pelo nosso segmento, localização, etc.
Alguns empresários criam “anúncios cegos” mesmo sem estar vendendo o seu negócio naquele momento.
Somente para sondar o interesse do mercado pela sua empresa e ter uma ideia do seu valor para uma venda futura.
É algo semelhante ao empregado que já tem um bom emprego mas que de vez em quando distribui alguns currículos para saber como está o seu valor no mercado.
Atraindo os compradores
Na criação de anúncios, o maior desafio é atrair os compradores sem revelar muitas informações.
Portanto, você tem que transmitir o suficiente para que os compradores queiram saber mais, sem contar o bastante para que os leitores e principalmente os concorrentes, juntem as peças e descubram quem é você.
Outro desafio é se destacar na multidão dentre outras centenas de empresas que também estão anunciadas à venda.
Nesse caso, é fundamental fornecer uma descrição concisa, porém completa, de sua oferta de venda.
Em questão de poucas linhas, seu anúncio precisa mostrar uma visão geral do negócio e por que se trata de uma oportunidade atraente de compra.
Acima de tudo, falando a verdade e apresentando informações que você pode garantir posteriormente.
Quando o comprador vir o seu anúncio na página inicial do site ele conseguirá visualizar a foto, o título e as primeiras 20 palavras do seu anúncio.
Essas primeiras palavras que são duas ou três linhas são uma grande oportunidade para atrair a atenção do comprador, portanto, dedique um esforço maior a elas.