Iniciar um empreendimento ou, até mesmo, investir em uma empresa já consolidada requer a escolha do lugar ideal, certo?
Então, já pensou em investir em um Bom Negócio no RS?
+Confira:“Comprar uma empresa ao invés de abrir uma nova”
A capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, possui mais de 1,5 milhão de habitantes, de acordo com dados do IBGE.
Também de acordo com o Instituto, a cidade é detentora de um dos menores índices de analfabetismo do Brasil, atrás de Goiânia, Campo Grande e Curitiba.
Além disso, um dos motivos para considerar a capital gaúcha como um bom lugar para investir é a renda média mensal, considerada uma das mais altas do Brasil.
Para quem deseja investir no varejo, por exemplo, a cidade é propícia para circulação de serviços e mercadorias.
Um ponto a se destacar é o grande número de cursos de nível superior que existe na cidade.
Ou seja, quanto mais pessoas formadas, maior será o número de mão de obra qualificada nos diversos setores.
Conhecendo Porto Alegre em números
Quando o assunto são áreas sociais e econômicas, o Rio Grande do Sul merece destaque.
Isso porque o estado se enquadra na categoria dos lugares mais avançados em oportunidades de investimento e geração de emprego.
De acordo com dados da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Rio Grande do Sul ocupa a quinta posição quando o assunto é economia.
Ou seja, o estado é responsável por possuir 6,22% do PIB do Brasil.
No setor industrial, por exemplo, o estado está entre os três maiores polos industriais do país, com média de 8,97% das indústrias brasileiras.
Além disso, o RS participa ativamente do percentual de indústrias de transformação.
Na economia interna gaúcha, o setor industrial cresceu 4,7% em relação ao mesmo período de 2019, de acordo com dados da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão.
O crescimento econômico também é notável no mercado de franquias.
Ainda de acordo com a Secretaria de Planejamento, o estado gaúcho cresceu 8% no setor, se comparado ao mesmo período do ano passado.
+Leia também “Comprar franquia: entenda como funciona”
Isso significa que, só no terceiro trimestre do ano, o estado arrecadou R$ 2,755 bi, com crescimento de 17% no número de franquias, principalmente na capital gaúcha.
Um pouco de história
Tá, agora que você conhece o Rio Grande do Sul em números, vamos conhecer um pouco da história e entender como o estado se desenvolveu até chegar ao que é hoje em termos econômicos.
Um fato histórico interessante é que, dentre todas as regiões do país, o RS foi o último lugar colonizado pelos portugueses.
Apenas em 1801 as fronteiras do estado começaram a ser definidas.
A capital gaúcha, por exemplo, foi emancipada nove anos depois, no dia 11 de dezembro de 1810.
Assim, um fator que contribui positivamente para o desenvolvimento da economia no estado é a localização estratégica.
Ou seja, além de fazer divisa com Santa Catarina, o estado também tem como vizinhos Uruguai e Argentina, o que facilita as comercializações do Mercosul.
De acordo com dados do IBGE de 2019, a população do estado é formada por mais de 11 milhões de habitantes, sendo 1 milhão e 483 mil só na capital gaúcha.
Economia de Porto Alegre
Assim como em qualquer outra região, o primeiro passo para quem deseja empreender é conhecer a região em que se quer investir.
Por exemplo, dentre as principais atividades econômicas, as que mais se destacam na capital gaúcha são: agricultura, indústria, comércio, serviços e construção civil.
Ao todo, Porto Alegre é responsável por uma renda per capita que supera a casa dos R$ 49 mil, de acordo com dados do IBGE de 2017.
Os setores econômicos, como primário, secundário e terciário, são ocupados pela agricultura, atividades industriais e comércio, respectivamente.
No setor primário, por exemplo, o destaque fica para o cultivo de arroz, da cana-de-açúcar e do pêssego, além da pecuária.
Já no setor secundário, as indústrias de tecnologia e as construções civis ocupam lugar considerável na economia do estado.
Prova disso, é o número cada vez maior de empreendimentos imobiliários, bem como financiamento de imóveis e investimentos no setor.
Grande parte dos investimentos é feito em bairros históricos.
Bom Negócio RS
Além dos demonstrativos econômicos bastante atrativos, a capital gaúcha é conhecida pelo alto nível de mão de obra qualificada.
Isso se explica por conta dos diversos centros especializados, além de universidades em Porto Alegre.
Ou seja, a região é propícia para o empreendedorismo, principalmente devido ao investimento científico e universitário da cidade.
Além disso, investir no RS é vantajoso em relação a outros estados por conta da dimensão territorial.
Apesar de Porto Alegre ser uma capital, a cidade não possui área territorial muito extensa, assim como São Paulo ou Rio de Janeiro, por exemplo.
Sendo assim, é possível que os limites dos bairros e da região em geral sejam facilmente ultrapassados e vencidos, facilitando um bom negócio no RS.
Por que investir em Porto Alegre
Se você ainda tem dúvidas de por que investir na capital gaúcha é um bom negócio, aqui vão alguns pontos que podem nortear seu caminho:
1. Localização estratégica
O estado do Rio Grande do Sul está localizado no Sul do país e no centro do Mercosul – bloco econômico fundados por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Desta forma, o estado é propício para os maiores mercados consumidores da América do Sul.
2. Economia diversificada
Outro fator que contribui para um bom negócio no RS é a variedade econômica que o estado oferece.
Dentre as economias do Brasil, o RS ocupa a quinta posição, com 6,22% do PIB do Brasil.
Além disso, o setor industrial vem crescendo constantemente, registrando aumento de 8,97%, sendo o terceiro estado com maior participação industrial no país.
Os principais segmentos que alavancam a indústria de transformação no RS, segundo dados do IBGE, são:
- Agroindústrias;
- Alimentos;
- Metalomecânico;
- Material de transporte;
- Química;
- Calçados;
- Material plástico e mobiliário;
- Mercado exportador.
3. Mão de obra qualificada
O Rio Grande do Sul, mais especificamente a capital gaúcha, é conhecido como um dos estados que mais possui centros de qualificação profissional, além de universidades.
Grande parte dos cursos disponíveis, de acordo com dados da Secretaria de Educação do RS, é voltada para os setores econômicos.
Ou seja, do total de cursos, 42 são voltados ao setor primário, 133 ao setor secundário e 1.472 ao setor terciário.
4. Qualidade de vida
Em relação à qualidade de vida, o RS se destaca por ser o 7º estado em Saúde, de acordo com o Ranking Cities 2017, feito pela consultoria Urban Systems.
Além disso, um bom negócio no RS é favorecido pela Inovação e Tecnologia do estado, que se enquadra em 5º lugar no ranking de desenvolvimento tecnológico, além de ocupar a 8ª posição quando o assunto é empreendedorismo.
5. Turismo
Além da agricultura e do setor industrial, o turismo merece destaque em relação à economia gaúcha.
Isso porque Porto Alegre apresenta infraestrutura de uma metrópole, porém o espaço arborizado é típico de cidades rurais.
Ou seja, a combinação perfeita que atrai diversos turistas à cidade.
Dentre os locais turísticos mais procurados estão os parques, como o Parque Moinho dos Ventos, os passeios pelo Guaíba, bem com as regiões históricas e os museus.
Sendo assim, investir no turismo na cidade é uma ótima ideia de bom negócio no RS.
Onde investir na capital gaúcha?
O principal norteador dessa pergunta é: quem é seu público-alvo?
Caso a resposta seja os jovens, então, a melhor opção para investir é o Centro Histórico de Porto Alegre, bem como a Cidade Baixa, por serem regiões boêmias e mais visadas por universitários, por exemplo.
Agora, se seu público-alvo são as pessoas de classe média alta que, normalmente, buscam por opções mais sofisticadas e de alto padrão, então, a melhor opção de investimento é o Bairro Moinho de Ventos, bem como os bairros próximos.
De forma geral, a região possui bairros com grande potencial de valorização, ótimos para quem vai investir em algum negócio em operação ou iniciar um empreendimento do zero.
Além do Centro Histórico e do Bairro Moinho de Vento, outras opções de bom negócio no RS são:
- Petrópolis;
- Bela Vista;
- Mont’Serrat;
- Três Figueiras.
Conclusão
Empreender um bom negócio é um desafio em qualquer região do Brasil.
Porém, mesmo com obstáculos, o primeiro passo para ter sucesso é conhecer as oportunidades que cada local oferece.
No caso de Porto Alegre, é essencial entender qual a preferência dos porto-alegrenses, bem como as particularidades da população, as preferências e os gostos.
Seja no setor industrial, comercial ou agrícola, o bom negócio no RS vai depender do trabalho de pesquisa na região, além de um plano estruturado de estratégia de negócios.
Lembrando que não existe uma fórmula mágica para empreender um bom negócio.
O que existe é planejamento, pesquisa e estruturação de ideias e execução dos planos de negócio.
Por fim, com todas as etapas construídas, o caminho para um bom negócio no RS se torna mais viável e com possibilidades de sucesso.