O estado de Minas Gerais, junto de São Paulo e Rio de Janeiro, é um dos principais estados do Brasil.
Isso porque, fica localizado na região Sudeste, onde a economia do país está concentrada.
Um destaque para um bom negócio no estado de Minas Gerais é que a concorrência fica com os paulistas e cariocas, possibilitando maior abertura econômica para os mineiros.
O estado, de forma geral, abriga peculiaridades difíceis de serem encontradas em outra região.
A multiplicidade de atrativos é um dos quesitos que atraem, cada vez mais, empreendedores do Brasil inteiro.
E não é pra menos, já que o estado oferece oportunidades de empreendimentos, tanto na gastronomia, quanto no artesanato, turismo, comércio, tecnologia, etc.
Além disso, a posição estratégica de Minas Gerais favorece o contato com os principais mercados do país.
Belo Horizonte, a capital mineira, conta com grandes rodovias federais, responsáveis por conectar o estado aos maiores centros urbanos do país, bem como ao Mercado Comum do Sul (Mercosul) e aos principais portos marítimos.
Um pouco de história
Historicamente, o estado guarda vestígios do Brasil Colônia, principalmente, do período do ciclo do ouro, já que foi em Minas Gerais onde as primeiras minas foram descobertas por bandeirantes paulistas.
A história do Brasil Colônia permanece nas ruas ladrilhadas e nas construções que remontam aos séculos 18 e 19.
Ou seja, os centros históricos atraem diversos turistas que almejam conhecer, por exemplo, um pedacinho do Brasil na época do ciclo do ouro.
Além disso, a gastronomia é uma das partes que chamam atenção, com os doces típicos e o famoso pão de queijo.
Os aspectos históricos que cercam o estado são um caminho para um bom negócio em Minas Gerais, já que o turismo no estado é bastante valorizado.
Multiplicidade de ações
Quanto à economia, o que movimenta o estado é a produção de minério de ferro, cimento, café e leite, sendo o segundo maior estado na produção de automóveis e produtos têxteis.
Mas não é só isso. O estado oferece uma gama de oportunidades para quem deseja empreender em Minas Gerais.
Ou seja, diversos setores econômicos se destacam quando o assunto são empreendimentos.
Podemos destacar por exemplo o setor de mineração, siderúrgica, alimentos, eletroeletrônica, calçados e vestuário.
Ideias para um bom negócio MG é o que não falta.
Outros fatores que fazem Minas Gerais se destacar é a quantidade de polos que o estado abriga.
Inclusive, o estado conta com o maior polo de empresas de biotecnologia do país.
Além disso, o segundo maior polo automotivo, segundo polo de fundição e o segundo maior rebanho bovino estão localizados no estado mineiro.
O turismo de negócios é outro setor que atrai, e muito, o olhar de empreendedores.
Isso porque, o estado é responsável por receber, anualmente, diversas feiras, congressos e reuniões que englobam temas de diversos setores econômicos.
Um exemplo é o Expominas, Centro de Feiras e exposição que, na América do Sul, já é o mais moderno e procurado dentre os eventos nacionais e internacionais.
Se você pensa em construir um bom negócio no setor de turismo, saiba que o estado ainda oferece a opção do turismo cultural.
E nem é preciso entrar em muitos detalhes, já que é de conhecimento da grande maioria dos brasileiros que o estado de Minas Gerais guarda um dos centros históricos e gastronômicos mais atrativos do país.
Atrativos da capital mineira
De acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), elaborado pela organização Endeavor, a capital mineira vem crescendo nos últimos anos e ocupando posições de privilégio quando o assunto é investimento.
Geralmente, quando se fala em capitais do Sudeste, normalmente, o primeiro pensamento é São Paulo e Rio de Janeiro.
Mas a capital mineira também se enquadra como um polo atraente para iniciar um negócio ou, até mesmo, comprar uma empresa já em funcionamento.
+Leia também “Comprar uma empresa ao invés de abrir uma nova”
Um dos pontos que fazem Belo Horizonte se destacar é o acesso ao capital.
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), por exemplo, é o maior banco regional do país e conta com, aproximadamente, R$ 4 bilhões financiados.
O potencial financeiro da capital mineira é refletido, principalmente, em investimentos de venture capital e private equity, que somaram mais de 80 investimentos nos últimos anos.
Além disso, outro atrativo para empreender em Belo Horizonte é o capital humano, sendo um dos pontos fortes da capital mineira.
Ou seja, a capital oferece cetros de ensino que são referência no país e conta com uma das melhores faculdades de engenharia do Brasil, na Universidade Federal de Minas de Gerais (UFMG) .
A capital mineira possui, dentre as demais capitais do país, a terceira maior taxa de jovens matriculados em cursos profissionalizantes.
Sendo assim, o estado é formado por mão de obra qualificada em diversos setores econômicos, principalmente os de tecnologia.
Bom Negócio MG
De acordo com dados do IBGE/2019 o estado de Minas Gerais é o segundo mais populoso do Brasil, com 21.168.791 de habitantes, atrás apenas de São Paulo.
Só a capital mineira, por exemplo, concentra mais de 2,5 milhões de habitantes.
As produções econômicas que mais se destacam no estado são a agropecuária, a suinocultura, produção de leite e avicultura.
Além disso, Minas Gerais se destaca na comercialização do café, da cana-de-açúcar, milho, abacaxi, soja, etc. O setor industrial também é destaque no estado.
O estado mineiro possui o terceiro maior parque industrial do país, a indústria e os serviços somam45,4% e 46,3% do PIB.
1. Tecnologia em alta
A capital mineira, Belo Horizonte, é responsável por abrigar o San Pedro Valley – comunidade com mais de 300 startups.
Por conta disso, BH vem atraindo o olhar de empreendedores que buscam um bom negócio no setor tecnológico.
Um dos fatores que impulsionam os empreendimentos focados em tecnologia é a Escola de Engenharia e Ciência da Computação da UFMG, sendo referência entre as universidades do país.
Além disso, a sede de engenharia da Google na América Latina também está localizada em BH, bem como uma das mais importantes empresas de consultoria, a Acceture.
Ou seja, investir em um bom negócio na capital mineira pode ser uma ótima ideia.
2. Público exigente
Dentre as capitais do Brasil, BH foi a cidade que mais cresceu nos últimos anos, com 0,4% de aumento, se tornando a sexta maior capital do país.
Além disso, os mineiros são conhecidos pelo espírito empreendedor.
Para se ter uma ideia, BH é a quarta capital do país com o maior número de franquias, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
+Você também vai gostar de ler “Comprar franquia: entenda como funciona”
O grande número de franqueados é resultado da fama dos mineiros em relação aos demais estados.
Isso porque, Minas Gerais é o estado que mais avalia e negocia preços de produtos e serviços.
Sendo assim, com um público muito exigente, as franquias do estado buscam sempre oferecer o melhor trabalho.
Ou seja, as franquias são uma opção de bom negócio MG.
3. Localização privilegiada
A localização do estado é um dos atrativos para um bom negócio em Minas Gerais.
Isso porque, a região Sudeste é a mais desenvolvida do Brasil e concentra 43% da população do país.
Além disso, o PIB nacional – cerca de 60% – e o mercado consumidor brasileiro estão localizados a região Sudeste.
A localização de Minas Gerais propicia o fácil acesso aos principais mercados nacionais, como em São Paulo e no Rio de Janeiro.
O sistema rodoferroviário, por exemplo, liga o estado aos 3 principais portos brasileiros: Rio de Janeiro, Vitória e Santos.
Onde investir em Minas Gerais
De acordo com estudo do Sebrae os municípios mais favoráveis ao desenvolvimento de negócios em MG são: Belo Horizonte, Uberlândia, Nova Lima, Juiz de Fora e Uberaba.
A capital mineira, por exemplo, lidera o ranking como o melhor Índice de Competitividade Municipal, sendo favorável para o desenvolvimento e crescimento de micro e pequenas empresas.
Dentre as regiões do estado mineiro, se destacam o Centro de Minas, Triângulo Mineiro e o Sul, com os melhores Índices de Competitividade.
As características desses locais são propícias para um bom negócio em MG.
Além disso, também são propícias para o desenvolvimento de empreendimentos as seguintes cidades mineiras:
- Sete Lagoas;
- Ipatinga;
- Araxá;
- Poços de caldas;
- Itajubá;
Conclusão
Iniciar um negócio ou, até mesmo, comprar um empreendimento já em funcionamento depende, independente de qualquer região, de planejamento.
Um dos primeiros é conhecer bem a cidade que deseja investir e iniciar um bom negócio.
Como visto, Minas Gerais oferece uma gama de setores em que é possível ter sucesso econômico.
O estado é visado, cada vez mais, por investidores que buscam empreender nos polos industriais e nas redes de franquias.
A capital mineira, Belo Horizonte, é uma das que mais cresce em relação às demais cidades brasileiras.
E não é atoa! BH conta com empresas importantes, como a sede da Google na América Latina, que fazem da cidade um campo de valorização econômica e desenvolvimento tecnológico.
Portanto, para investir em um bom negócio MG é necessário analisar todas as vantagens e possíveis desvantagens, conhecer o público mineiro, saber das preferências e costumes de cada região.
Além disso, é importante que para um bom negócio não existe uma fórmula mágica, muito menos um caminho que te levará ao sucesso imediato.
É preciso pesquisar, conhecer a região e, depois de muito planejamento, iniciar um bom negócio.