Negócios Brasil
MENU
Minha Conta
  • Comprar Empresa
  • Vender Empresa
  • Corretores de Negócios
    • Encontrar Corretores
    • Seja um corretor
  • Blog
Minha Conta

Home / Blog (Conteúdos Educativos) / Venda de Empresas / 10 perguntas essenciais para vender sua empresa

10 perguntas essenciais para vender sua empresa

Atualizado em 28/07/2020
Compartilhe
10 perguntas essenciais para vender sua empresa

Se você está pensando em vender sua empresa, precisa estar preparado para responder as perguntas dos compradores em potencial.

Cada transação comercial é única, porém, há perguntas frequentes e preocupações comuns que quase todos os interessados em comprar um negócio têm.

Estar preparado para responder a essas perguntas dará uma vantagem nas negociações e permitirá que você feche o acordo mais rapidamente.

1 – Por que você quer vender sua empresa?

É perfeitamente aceitável para a maioria dos compradores o fato de você estar vendendo seu negócio por motivo de aposentadoria, mudança, divórcio ou morte na família.

No entanto, se o seu negócio está em declínio ou enfrentando algum tipo de dificuldade, você precisa apresentar essas informações de forma honesta.

Comece por destacar as forças e o potencial futuro de sua empresa e as características que a tornam única.

Depois de falar a verdade sobre por que você está vendendo seu negócio, um comprador pode ver sua empresa como um investimento que vale a pena.

Você pode até ter sugestões sobre como a pessoa certa pode ser capaz de transformá-lo.

2 – O seu negócio é adequado para o potencial comprador?

Essa é uma questão que o comprador vai determinar por conta própria, porém, você pode ajudá-lo a chegar a essa conclusão.

Você já deve ter uma ideia sobre qual é o perfil do comprador ideal.

Ele deve ter conhecimentos e habilidades para operar seus negócios com sucesso, e não apenas os meios financeiros para fazer a compra.

Se um potencial comprador parece ser um bom candidato para comprar o seu negócio, então você deve deixar isso claro para ele já nos primeiros contatos.

3 – O negócio é rentável?

Uma das primeiras perguntas que um comprador irá fazer é se a sua empresa é lucrativa ou não.

Ele vai querer que você mostre as suas finanças, incluindo receita, fluxo de caixa e outras demonstrações.

Além disso, vai exigir o seu histórico de faturamento dos últimos anos e uma previsão do crescimento da receita para os anos seguintes.

Ter uma documentação organizada e em dia causará uma excelente impressão no comprador e facilitará o caminho para vender sua empresa.

4 – Qual é o seu posicionamento no mercado?

Seu negócio está bem posicionado no mercado?

Os compradores ficarão impressionados se a sua empresa oferecer produtos ou serviços que a diferenciem dos concorrentes.

Compradores qualificados analisarão seus produtos e processos operacionais, a fim de avaliar a capacidade de sua empresa manter seu market share.

5 – O preço de venda está compatível?

Um comprador inteligente pedirá para ver documentos detalhados que validam as finanças que você está apresentando.

Você pode provar os números?

Para garantir que a compra do negócio seja um investimento sólido, você deve ter certeza de que a receita e os lucros estão adequadamente registrados e são confiáveis.

Tenha consciência de que para vender sua empresa você precisa garantir as informações fornecidas.

6 – A sua equipe é formada por funcionários qualificados e experientes?

Um negócio com funcionários altamente qualificados e experientes pode fazer a diferença para os compradores.

Além disso, os funcionários-chave sob contrato que permanecerão no negócio por um período de tempo determinado oferecerão estabilidade e continuidade à empresa após a venda.

Este é um valor agregado que conta muito no momento da venda.

7 – Sua empresa possui clientela fidelizada?

Uma base de clientes fidelizada também tem um valor inestimável para os potenciais compradores.

Isso demonstra que a empresa está bem estabelecida em seu mercado com um grupo leal de clientes.

Isto é especialmente verdadeiro para uma empresa com um número limitado de clientes ativos.

8 – O negócio pode ser financiado?

Muito raramente um comprador vai oferecer um acordo com todo o dinheiro à vista.

A maioria dos compradores espera depositar uma parte substancial do valor e financiar o restante.

No entanto, adquirir o financiamento necessário dos credores pode ser um desafio.

Isso deixa o vendedor com duas opções: diminuir o preço pedido ou trabalhar com o comprador para superar seus desafios financeiros.

O financiamento do vendedor está se tornando cada vez mais comum.

Esta prática não só aumenta drasticamente a opção de compradores, como também permite obter um preço melhor.

9 – O contrato de aluguel pode ser transferido?

Se o resultado do seu negócio está diretamente relacionado à localização do seu ponto comercial, o contrato de aluguel pode ser um fator crítico.

Antes de colocar seu negócio à venda, verifique os termos do contrato de aluguel e veja se ele é transferível para um novo proprietário.

Podem haver novas condições, como garantias adicionais ou aumento do valor do aluguel.

Se o contrato de aluguel não puder ser transferido ao novo proprietário, pergunte ao dono do imóvel o que é necessário para que o novo proprietário seja aprovado para uma nova locação.

10 – Quais são os problemas ocultos da empresa?

Não espere que os compradores potenciais perguntem se você tem ou não esqueletos no armário.

Eles provavelmente serão descobertos durante o processo de due diligence, então é melhor se antecipar e lidar com eles de forma transparente desde o início.

Esses tipos de problemas podem incluir responsabilidades legais, finanças incompletas, questões trabalhistas, histórico de mau atendimento ao cliente ou outros riscos que afetem a venda do negócio.

Se você tentar escondê-los, ou adiar a menção deles, eles acabarão por surgir e certamente comprometerão a credibilidade que você estabeleceu com o comprador em potencial.

Esse artigo te ajudou? Gostaria de saber sua opinião na seção de comentários abaixo.

Por <a href='https://negociosbrasil.com.br/author/felipealencar/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Felipe Alencar</a>
Por Felipe Alencar
Autor do livro: O guia definitivo para vender sua empresa, melhores práticas do mercado.
Seguinte:
5 erros comuns nos anúncios de venda de empresas
×
Publicidade
E-BOOK: O GUIA DEFINITIVO PARA VENDER SUA EMPRESA




    Você receberá o e-book nesse e-mail.

    Baixe nosso e-book: O GUIA DEFINITIVO PARA VENDER SUA EMPRESA.
    Ou adquira para Kindle na Amazon.

    Download grátis
    Negócios Brasil

    Os classificados on-line do Portal Negócios Brasil conectam compradores e investidores a oportunidades de negócio, franquias e corretores de negócios.

    Compra e venda de empresas

    • Anuncie seu negócio
    • Encontre negócios à venda
    • Encontre corretores de negócios
    • Conteúdos educativos

    Links institucionais

    • Contato
    • Dúvidas Frequentes
    • Política de Privacidade
    • Quem Somos
    • Termos e Condições
    © 2014 - 2025. Negócios Brasil. Todos os Direitos Reservados.