Já falamos por aqui sobre o quanto o ano de 2020 está sendo marcado por desafios, mas também por oportunidades de negócio.
Ainda pensando na inovação de negócios e em oportunidades que darão fôlego e serão positivas a médio e longo prazo, nossa pauta agora é a fusão de empresas.
A compra e venda de empresas no mercado brasileiro é um setor em desenvolvimento constante e essas ações acontecem com grande frequência entre as grandes corporações, ganhando espaço recentemente entre as micro e pequenas empresas.
Foram registradas no Brasil, no primeiro semestre de 2020, 513 operações de fusões e aquisições de empresas.
Os dados são do escritório brasileiro de consultoria global KPMG, divulgado com exclusividade pelo Valor Investe (do jornal Valor Econômico, do grupo Globo)
Os impactos da pandemia de Covid-19 estão afetando o mercado brasileiro e apresentando dificuldades aos empresários e investidores, mas muitos setores estão reagindo com resiliência.
Os principais setores que tiveram altas no total de transações neste primeiro semestre de 2020 foram:
- Companhias de internet – que viram as fusões e aquisições crescerem de 116, no primeiro semestre de 2019, para 149 no mesmo período deste ano, alta de 28,4%
- Tecnologia da informação – 61 operações tanto em 2020 quanto em 2019)
- Real Estate – de 38 em 2019 para 39 em 2020, alta de 2,6%
- Hospitais e laboratórios de análises clínicas – de 29 para 31, alta de 6,8%
- Serviços para empresas – de 17 para 20, alta de 17,6%).
Em contrapartida, os setores que registraram queda nos totais de transações foram:
- Energia – 29 para 22, queda de 24%
- Mídia e telecomunicações – de 24 para 13, menos 45,8%
- Alimentos, bebidas e fumo – de 22 para 19, queda de 13,6%
A fusão de empresas costuma ser uma alternativa positiva para todos os lados envolvidos.
Empresas concorrentes nem sempre são rivais durante toda a sua existência e em busca de vantagens a fusão é sempre colocada em pauta.
Cooperar é uma forma inteligente de competir no mercado, então empresas que se fundem deixam de ser concorrentes e se tornam uma nova organização maior e mais poderosa.
Mas afinal…
O que é “Fusão de Empresas” ?
O termo “Fusões e Aquisições (F&A)” é derivado do termo inglês Mergers & Acquisitions (M&A), que basicamente são meios para reposicionamento de negócios.
No Brasil, a fusão é regulamentada como forma de reorganização empresarial pelo art. 228 da Lei das Sociedades Anônimas (Lei nº 6.404/76).
Por aqui, este tipo de negociação é supervisionado pelo Conselho Administrativo do Defesa Econômica (Cade) e a fusão é avaliada pelo valor contábil ou de mercado, obedecendo o artigo 21 da Lei nº 9.249 /1995.
Incorporação x Fusão de Empresas
Inicialmente, em um negócio, realiza-se a fase de due diligence, que é a busca de informações sobre a empresa-alvo para determinar o seu valor e as possíveis perspectivas de negócio.
Em seguida, com a avaliação de riscos e oportunidades de um M&A, o comprador precisa definir o melhor formato para explorar o potencial do negócio entre as partes envolvidas.
A fusão de empresas é uma técnica de reorganização caracterizada pela união de duas ou mais empresas em uma nova empresa. Como o próprio nome já diz, o objetivo das fusões é fundir/combinar as empresas.
A fusão de empresas é uma completa transformação para todas as partes do negócio. Se a empresa X e a empresa Y passam por um processo de fusão, elas vão resultar na empresa Z, que será diferente das outras duas.
Ai é que está o ponto chave da diferença entre a fusão e a incorporação. Na incorporação a empresa X é incorporada (integrada) pela empresa Y. Com a incorporação a empresa X deixa de existir e a empresa Y é mantida, em formato mais expandido e atuação mais robusta.
A nova empresa proveniente de uma fusão não segue, necessariamente, os mesmos processos das empresas à venda envolvidas inicialmente.
Existem ainda outros tipos de ação como:
- Aquisição
A aquisição é uma operação mais complexa que as anteriores, onde uma empresa compra todo (ou quase todo) o controle acionário de outra empresa.
Assim, a empresa comprada desaparece legalmente e a identidade da compradora prevalece.
Nos casos de aquisição, a compradora costuma ser maior e mais poderosa que a empresa-alvo e a aquisição é uma estratégia de crescimento.
A compra neste formato acontece geralmente quando uma empresa percebe que é mais vantajoso assumir as operações de outra empresa/organização do que investir em uma expansão por contra própria.
- Cisão
A cisão é vista como o contrário da fusão, já que ao invés de duas empresas se unirem, uma única empresa é dividida para criar outras.
Nessa operação, a organização inicial reorganiza seus ativos para formar uma nova empresa e pode continuar suas operações normalmente, ou mesmo deixar de existir.
As empresas costumam optar por uma cisão quando o cenário exige uma separação de atividades, ou quando investidores não querem continuar no mesmo empreendimento.
Conflitos de gestão ou questões financeiras também podem resultar em cisões, para que parte do negócio seja vendido.
Tipos de fusão de empresas
A fusão de empresas pode ser classificada em cinco categorias diferentes. Entenda cada uma:
- Fusão horizontal
Este tipo de fusão de empresas acontece entre empresas de uma mesma indústria, para aumentar a participação de mercado
- Fusão vertical
Esta fusão ocorre com a união de empresas cujos negócios se complementam, buscando assim criar uma nova solução em conjunto
- Conglomerado
O conglomerado é a fusão de empresas que possuem atividades totalmente distintas, que se unem para aumentar a diversificação dos negócios
- Fusão de extensão de mercado
Esta é a fusão entre duas ou mais empresas que oferecem o mesmo produto ou serviço, mas que atuam em mercados diferentes. Elas se juntam procurando atingir uma base de clientes maior.
- Fusão de extensão de produto
Aqui falamos da união entre duas ou mais empresas cujos produtos estão relacionados e operam no mesmo mercado, tendo assim o objetivo de expandir oportunidades.
Benefícios da fusão de empresas
Para quem procura vender uma empresa, a fusão pode ser vantajosa pois possibilita a mudança de ramo, o empresário pode investir em outra cidade, ou até mesmo se aposentar.
Cada vez mais, empresários buscam ferramentas para optar por essa alternativa, ao invés de desistirem de seus negócios.
Nós, da Negócios Brasil, somos uma dessas ferramentas, com classificados online de compra e venda de empresas.
Em um levantamento consideravelmente recente, de 2017, foi identificado um aumento de mais de 300% na procura por comprar e vender negócios, em comparação com anos anteriores.
Para quem compra, os benefícios de se realizar uma fusão são vários. O objetivo é sempre criar algo maior e com maior destaque no mercado. Sendo assim, a fusão proporciona:
- Diversificação de mercado
Com a fusão de empresas, existe uma nítida ampliação de mercado. É possível explorar com a nova empresa novas abordagens de atuação e até mesmo novos pontos comerciais.
- Aumento da abrangência da marca
Em uma fusão geralmente há a união de dois ou mais públicos-alvo e o resultado disso é o aumento da abrangência de marca.
É bastante improvável que as duas empresas compartilhem exatamente o mesmo público, então é completamente orgânico o aumento do alcance de público.
- Aumento das receitas
Com a fusão de empresas, fundem-se também os portfólios de clientes e com este aumento de clientes e a exploração de serviços distintos, é possível potencializar a receita de cada um desses clientes, elevando as vendas.
A taxa de conversão da empresa resultante de uma fusão é maior do que a das outras duas empresas, separadamente.
- Diminuição de custos
A fusão de empresas envolve reestruturação. Isso quer dizer que, muitas vezes, acontece uma otimização dos processos e diminuição de desperdícios.
Com nova estrutura mais enxuta e otimizada (além do aumento de receitas), existe uma redução significativa nos custos.
- Redução dos riscos de mercado
A fusão conta com a expertise das duas empresas iniciais, seus desafios e aprendizados, então a nova empresa tem menores riscos e um grande potencial de confiabilidade.
São menos riscos de mercado enfrentados, já que a tomada de decisão é estratégica, com maior know-how.
- Melhores condições de atuação
Com melhores perspectivas, bem como riscos de mercado reduzidos, a atuação é bem mais facilitada.
Financiamentos são mais possíveis (e mais fáceis) já que existe um volume maior de vendas e uma empresa mais robusta.
- Eficiência
É possível que, por exemplo, uma empresa com bom gerenciamento e processos se junte com outra que tenha um setor de inovação forte, mas ineficiente na gerência de seus projetos.
A fusão junta o melhor das duas empresas em questão em apenas uma nova empresa, mais eficiente e competitiva.
Desafios da fusão de empresas
E necessário realizar um planejamento atento e detalhado antes de se realizar uma fusão, para evitar que os seguintes pontos sejam empecilhos:
- Cultura organizacional
A cultura organizacional é algo individual de cada empresa, incluindo seu propósito, objetivos e valores.
Gestores e colaboradores precisam encontrar uma nova forma de fazer, juntos, o que existe de melhor em cada uma das antigas organizações.
O objetivo da fusão é juntar o melhor que cada empresa tem a oferecer, não destruir completamente os objetivos individuais das empresas.
- Manter a produtividade
O processo de fusão de empresas pode demorar, mas isso não pode interromper o funcionamento do negócio.
As empresas precisam continuar produzindo e vendendo do melhor jeito possível, mesmo durante o processo de fusão.
Cases de sucesso de fusão de empresas
Existem alguns casos bastante conhecidos de fusão de empresas no Brasil como a da Sadia com a Perdigão – que originou a Brasil Foods (BRF), a da Azul e Trip – que formaram o grupo Azul Trip e ainda a fusão do Itaú e Unibanco – que se transformaram no Itaú Unibanco.
É possível citar também a fusão das cervejarias Antarctica e Brahma, que formaram a AmBev.
Após as fusões, essas empresas aumentaram sua força de mercado e cresceram em seus respectivos ramos.
Outro caso interessante de ser citado, que repercutiu bastante internacionalmente foi a fusão da Twenty-First Century Fox e da Disney, realizada há quase 3 anos e aprovada no Brasil no dia 6 de maio de 2020, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Boas práticas para fusão de empresas
- Acordos claros
Na etapa de negociação é essencial já definir claramente a contribuição de cada empresa, como cada processo vai ser executado, em quanto tempo e quais são os resultados esperados.
- Comunicação clara e aberta
Com gestores, colaboradores e até mesmo fornecedores para que todos se engajem na nova fase.
- Integração
É essencial estimular o trabalho colaborativo e integrar os processos das empresas.
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