Bom negócio CE: chegou a hora de investir
O Ceará, por suas belezas naturais, recebe uma muitos turistas todos os anos e, por isso, é uma grande opção para quem quer fazer um bom negócio no CE.

O estado do Ceará é conhecido por suas inúmeras belezas naturais e, por isso, recebe uma grande quantidade de turistas todos os anos.
Segundo o último Anuário Estatístico do Turismo, referente ao ano de 2018, divulgado pelo Ministério do Turismo, Ceará foi o terceiro estado que mais registrou crescimento na chegada de visitantes internacionais, no ano de 2018, quando comparado com 2017.
Essa é uma informação de extrema relevância para quem planeja abrir um bom negócio no CE, mas não a única.
Na capital, Fortaleza, por exemplo, há o funcionamento de indústrias do setor têxtil, de calçados, metalúrgicas, construção civil etc.
Além disso a Capital também concentra a maioria dos moradores do estado, com 2,6 milhões de pessoas, que podem chegar a mais de 4 milhões se somados com as cidades da Região Metropolitana.
O Ceará mostra que é possível viver bem, rodeado por belezas naturais e ainda ter um custo de vida acessível, aliado a um bom índice de desenvolvimento humano.
Algo que tem atraído mais moradores e investidores para o local, tornando o momento propício para quem quer fazer um bom negócio no CE.
A infraestrutura do estado ainda contribui para um trânsito facilitado, com amplo sistema de transporte público, contando com integração de tarifa única em terminais e o BRT que faz a ligação com o metro em Fortaleza.
Na capital, ainda há a possibilidade de chegada pelas rodovias federais, estaduais e pelo ar, com dois aeroportos internacionais.
Quais as melhores cidades para um bom negócio CE?
Nem só da capital vivem os empresários do Ceará. Municípios com alto Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM) também são interessantes.
Das 184 cidades cearenses, seis estão na “classe 1” do índice, se posicionando como boas opções de investimento.
São elas: Eusébio, Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Maracanaú e Horizonte.
Além disso, recentemente, cinco municípios receberam investimentos do Governo Estadual para geração de empregos, movimentando a economia das cidades, como Boa Viagem, Pentecoste, Irauçuba, Icó e Umirim.
A cidade de Eusébio, localizada a 24 km de Fortaleza, merece destaque e tem, inclusive, um IDM maior que o da capital.
O município também conta com pontos turísticos como a Lagoa da Precabura e o Rio Pacoti.
Uma parcela da população, que busca morar bem, mas longe de toda a vida corrida e barulhenta, que normalmente as capitais possuem, optam por Eusébio, tornando-a, uma grande possibilidade de investimento.

O investimento no interior
Claro que não basta apenas a observação do investimento de indústrias nos locais.
Para um município do interior prosperar é necessário que haja um caminho facilitado até a capital, que, costumeiramente, é a cidade mais rica do estado.
Por isso, buscar a localização, as estradas e dar bastante atenção à infraestrutura desses municípios são outros pontos relevantes para avaliar se é um bom negócio investir na cidade.
Isso porque turistas que visitam a capital atrás das belas paisagens, devem passar por rodovias do interior e, também, podem se interessar por conhecer outras regiões.
Neste momento, vão observar se vale à pena todo o trajeto até o local.
Imóveis na Região Metropolitana de Fortaleza
A Covid-19 trouxe alguns problemas para todos os estados que recebem muitos turistas, mas com a crise começando a ser controlada, é provável que o Ceará retome o crescimento nas chegadas de visitantes, tanto internacionais, quanto de brasileiros.
Por isso, é importante considerar que a capital tenha cada vez mais gente circulando, comprando e buscando hotéis para permanecer, além da curiosidade em cima das comidas locais.
Com isso, haverá novamente aberturas de vários negócios para atender a demanda.
Logo, pessoas que buscam por oportunidades vão procurar moradias próximas que facilitam a locomoção e diminuam o tempo de trânsito até o trabalho.
Considerando que os custos sejam mais altos na capital, a procura por imóveis na Região Metropolitana, para alugar ou para morar, deve aumentar consideravelmente.
Então, uma maneira de fazer um bom negócio no CE, definitivamente está no mercado imobiliário.
Um bom negócio no CE
Em um estado em que a questão econômica depende muito do turismo, fica mais fácil de investir em tipos variados de negócio.
Um exemplo, pode ser uma loja de variedades, com possíveis lembrancinhas do local, considerando que a maioria dos turistas gostam de levar algo da localidade que está visitando.
Um restaurante de comida típica do estado também chama atenção, já que os visitantes estão ali para, além de conhecer lugares, experimentar coisas novas, como comidas da região.
Seja estadunidense, europeu, ou brasileiro de outra região, provar um prato típico como um baião de dois, uma moqueca cearense ou um sarrabulho, pode ser o que vai marcar a viagem.
No extremo oposto, na questão de provar o diferente, tem pessoas que por estarem longe, querem sentir o gostinho de casa.
Por isso, também é uma opção viável, a abertura de franquias conhecidas.
Claro, é preciso analisar quais as mais adequadas para o local, observando aceitação do público e o retorno. É de praxe: na hora de investir, pesquisa é sempre importante.
Outro bom negócio no CE com certeza está na área de hotelaria e pousadas. Não é preciso nem explicar muito.
Obviamente as vagas de hotéis na região estão quase sempre sendo preenchidas, então é um investimento bem seguro.
Diante dos milhões de habitantes e turistas de Fortaleza e região, abrir um comércio com os principais itens do nosso dia a dia, como roupas, calçados, eletrônicos, supermercados e afins, também é um bom negócio no CE.
Vale ressaltar que a capital tem grandes centros comerciais, com muitas empresas, um mercado forte com indústrias variadas, além de vários shoppings espalhados pela cidade.
Como todo investimento, antes de tudo, muita pesquisa e planejamento são necessários.
Conhecer o local e o público onde pretende abrir o negócio é imprescindível para o sucesso de uma empresa.
O Ceará tem ótimos valores, com diversos pontos turísticos, visitados por milhões de pessoas anualmente, além de oferecer grande mão-de-obra para as empresas.
Em suma, estudando e se preparando, as chances de se fazer um bom negócio no CE são muito interessantes.
Procure em nosso catálogo uma oportunidade de negócio que se encaixe ao seu perfil e objetivos.
Temos negócios cadastrados em inúmeros segmentos e portes diferentes de empresas disponíveis.