A pandemia de Covid-19 trouxe tempos difíceis e sem precedentes para o mundo todo.
Contudo, existem muitas coisas que cada um de nós pode fazer em nossas comunidades para combater o impacto devastador do novo coronavírus e combater a pandemia.
1. Dê preferência às pequenas empresas da sua região na hora de fazer suas compras
As pequenas empresas serão as mais atingidas pela quarentena relacionada à pandemia de Covid-19.
Por isso, é fundamental que você mostre seu apreço pelos estabelecimentos locais fazendo compras nos pequenos comércios da sua vizinhança.
Assim, você fornecerá suporte financeiro para próximas semanas e meses.
Caso as lojas estejam fechadas devido aos decretos do governo, veja a possibilidade de comprar on-line por aplicativos ou por telefone para receber os produtos ou serviços em domicílio.
2. Pague antecipadamente suas babás, empregadas domésticas e demais prestadores de serviços pelos próximos meses
Todas as pessoas que ajudam e apoiam as funções essenciais do dia-a-dia da sua vida serão afetadas pela demanda reduzida por seus serviços durante a quarentena.
Essas pessoas terão necessidades adicionais de dinheiro a curto prazo para o sustento das suas famílias.
Para muitos desses indivíduos, o trabalho deles não pode ser feito em home office, portanto, se você puder faça o pagamento antecipado pelas próximas semanas ou meses.
Assim, ajudará bastante a gerenciar o fluxo de caixa e ajudar a reduzir a ansiedade e a incerteza.
3. Dê gorjetas aos entregadores e, quando possível, ajude alguém vulnerável
Durante um período de quarentena, as pessoas que fazem entregas (e geralmente trabalham para nos ajudar enquanto estamos em casa) estão lá fora, cumprindo nossos pedidos e entregas quando mais precisamos deles.
Por isso, é importante que você mostre um agradecimento especial dando gorjetas, isso pode ajudá-los na pandemia.
4. Doe máscaras para o hospital local
Se você tiver máscaras sobrando, verifique com o hospital local se você pode doá-las.
Existe uma grande escassez de máscaras em todos os lugares e precisamos garantir que todos os profissionais de saúde que estão colocando suas próprias vidas em risco para nos proteger tenham proteções básicas.
Se eles forem infectados em um momento onde o sistema de saúde já se encontra estressado, o resultado pode ser drástico.
5. Doe alimentos para as entidades locais
As entidades que doam alimentos para as populações vulneráveis estão vendo seus suprimentos diminuírem significativamente à medida que a pandemia de Covid-19 se espalha.
O que coloca as pessoas que precisam de ajuda em nossas comunidades e cidades em risco ainda maior durante um bloqueio.
Doe alimentos extras que estão estocados na sua despensa e pense em outras maneiras pelas quais você pode contribuir com as entidades assistenciais.
6. Ajude os idosos do seu bairro a fazerem as compras de supermercado
Pessoas idosas ou com doenças crônicas pré-existentes correm maior risco de contrair Covid-19 do que as pessoas mais jovens e saudáveis.
Você pode considerar ajudar os idosos e outras pessoas vulneráveis em suas comunidades com suas compras de supermercado, farmácia, etc.
Se você estiver se dispondo a ajudá-los, tenha um cuidado extra ao higienizar e lavar as mãos para evitar a transmissão involuntária do vírus e a contribuir para combater a pandemia.
7. Não faça estoque de produtos de necessidade básica em casa
Da mesma forma que você está comprando itens essenciais durante a quarentena, lembre-se de que todos estão tentando passar por esse momento difícil.
Por favor, não faça estoque de alimentos e medicamentos, ser razoável e gentil é o que fará com que todos juntos possamos superar esse momento difícil e combater a pandemia de Covid-19 juntos.
Lembre-se, se você está pensando em comprar um ano de papel higiênico, alguém na esquina pode estar no último rolo!
E com esse mesmo espírito, compartilhe todos os recursos que você não precisa com outras pessoas da sua comunidade que possam precisar deles.
8. Se você tiver sintomas leves, fale primeiro com o seu médico
Se você estiver com sintomas leves de resfriado, gripe ou Covid-19, ligue primeiro para o seu médico e siga os conselhos dele.
O maior risco que enfrentamos é um sistema de saúde sobrecarregado.
Há muitas pessoas que precisam de cuidados urgentes devido o contágio por Covid-19 e outras doenças graves, e isso é uma questão de vida ou morte para elas.
O sistema de saúde da Itália está sobrecarregado e podemos aprender com isso.
9. Tenha boas práticas de higiene e lave bem suas mãos
Lave as mãos regularmente usando sabão ou detergente e utilize álcool em gel quando não puder lavá-las.
Evite tocar no seu rosto e levar a mão à boca, desinfete as superfícies tocadas com frequência e tussa/espirre protegendo a boca com a região do cotovelo.
10. Fique em casa, mesmo sendo jovem e saudável
Várias cidades criaram bloqueios pelo fato do vírus ser altamente transmissível.
A disseminação do Covid-19 também é amplamente assintomática, portanto, pratique a contenção.
Se não for para si mesmo, faça isso em benefício das pessoas vulneráveis e que literalmente enfrentam o risco de morte devido à disseminação do vírus.
Por favor, fique em casa, a menos que seja uma emergência para ajudar a “achatar a curva”, combater a pandemia de Covid-19 e permitir que nosso sistemas de saúde acompanhem o crescimento de casos.
O distanciamento social funciona na mitigação da disseminação do Covid-19 e no impacto dramático de uma pessoa que fica em casa ao invés de ficar circulando pelas ruas.
11. Combater a pandemia com boas notícias
Há muitas notícias e informações relacionadas ao Covid-19 circulando 24 horas por dia, muitas das quais são muito perturbadoras ou até mesmo falsas.
Lembre-se: as informações erradas geram pânico nas comunidades, portanto, siga fontes confiáveis e tenha cuidado com o que você compartilha.
Além disso, para sua própria sanidade, tente equilibrar todas as notícias ruins que você está vendo com notícias boas em relação ao combate do Covid-19!
12. Combater a pandemia mantendo as relações online
Estar isolado durante uma quarentena pode ter um impacto emocional significativo, e provavelmente é o momento em que as pessoas mais precisam de apoio emocional.
Então, faça uma ligação em vídeo para seus pais, amigos e entes queridos. Você pode utilizar o Whatsapp, Skype, Google Hangouts, dentre outros.
13. Combater a pandemia cuidando de si mesmo.
Um sistema imunológico saudável é a chave para combater o novo coronavírus.
Estes são tempos de ansiedade e incerteza, e sabemos que a ansiedade enfraquece seu sistema imunológico, ou seja, aumenta sua suscetibilidade ao novo coronavírus.
Tente meditar, se exercite (exercícios com peso corporal são simples e eficazes em casa), durma bem e incentive seus amigos e conhecidos a fazer o mesmo.
Isso ajudará bastante a manter seu sistema imunológico forte e saudável, o que, por sua vez, ajudará a combater a pandemia.
14. Invista em sua comunidade.
Caso você seja um investidor de mercado ou um poupador e esteja sem alternativas de investimento em meio às dificuldades econômicas atuais, considere investir em sua comunidade através das empresas locais.
Empresas de grande e médio porte, de inúmeros segmentos diferentes, estão sofrendo financeiramente com a crise, apelando para recuperação judicial e até liquidação total do negócio.
Assim, um investidor poderá promover a essas empresas uma nova energia, inserindo capital para adaptação do modelo de negócio à pandemia, ou para sustentação do mesmo até a volta à normalidade.
Além disso, para o investidor, é uma ótima oportunidade de adquirir bons negócios a um preço abaixo do mercado, conquistar rentabilidade em meio a uma recessão econômica, através de um novo modelo de negócio aderente à realidade atual, ou preparando uma boa empresa para voltar com tudo após o fim da pandemia.
Em nosso portal, temos ótimas oportunidades de empresas à venda ou em busca de sócio investidor.