Oportunidade de Negócio – O que é e dicas para identificar
Um dos primeiros passos para identificar oportunidade de negócio é ficar de olho no mercado e saber que boas ideias, nem sempre, se classificam como bons negócios.

Provavelmente já você deve ter passado por momentos de crise em que pensamentos como “o que estou fazendo da vida” ou “por que preciso trabalhar em algo que não gosto”, já passaram pela sua cabeça.
Em momentos assim, identificar uma oportunidade de negócio é um dos caminhos mais viáveis para fugir da rotina indesejada.
Isso porque, com uma boa oportunidade é possível começar, de fato, a empreender e alcançar o que tantos almejam diariamente, a liberdade e a independência financeira.
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Você deve estar ai, neste exato momento, pensando “ei, mas pera aí, eu tenho uma boa ideia de negócio, e agora”?
A princípio, precisamos diferenciar os dois conceitos, ideia x oportunidade e entender o que realmente significa estar diante de uma oportunidade de negócio.
De forma geral, quando a ideia é abrir uma empresa, logo surge a dúvida de qual ramo ou atividade seguir.
É neste momento que diferenciar uma ideia de uma oportunidade é importante.
Mas como assim? Bem, em síntese, apenas ter uma boa ideia não determina que o seu negócio fará sucesso ou, até mesmo, que a ideia em si venha a se estruturar.
Ou seja, uma boa ideia só se torna realmente uma oportunidade quando o propósito atende à certa demanda do mercado, sendo assim, atende à alguma especificidade de potenciais clientes.
Portanto, vale lembrar que, onde há deficiência, ou seja, um problema de consumo, pode haver uma grande oportunidade de negócio.
A frase defendida por Vinod Khosla – empresário indiano fundador do grupo de capital Khosla Ventures e cofundador da Sun Microsystems, ilustra bem esta situação:
“Todo grande problema é uma grande oportunidade de negócio. Se você não tem um grande problema, não tem uma grande oportunidade de negócio nas mãos. Ninguém irá pagá-lo para resolver algo que não é um problema”.
Mas afinal, o que é uma oportunidade?

De forma geral, oportunidade é quando, em alguma momento, surgem circunstâncias propícias para a realização de algum sonho ou atividade, como empreender, por exemplo.
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Essa é a definição que mais aparece nos mecanismos de buscas e, quando falamos em negócios, o significado de oportunidade segue o mesmo caminho.
Ou seja, nos negócios, a oportunidade está relacionada ao momento em que é possível oferecer um serviço ou algum produto que, de certa forma, esteja em falta no mercado.
Sendo assim, a oportunidade de um negócio é definida como o momento em que o empreender consegue identificar a deficiência de algo no mercado, seja algum produto, serviço, ou necessidade de alguém.
Ao identificar o que falta no mercado, pode ser que você descubra o nicho para o qual quer empreender.
Ou seja, qual o caminho traçar depois que a oportunidade for descoberta, seja uma loja de roupa, uma sorveteria, uma confecção.
Enfim, as ideias são diversas.
Como saber se uma ideia é boa?

Bem, depois de identificar que na cidade X o que estava faltando era mais loja de eletroeletrônicos, você decide, enfim, abrir o negócio.
Mas como saber se realmente a ideia vai se transformar em uma oportunidade de negócio?
Essa dúvida é comum entre os empreendedores.
Afinal, o que não faltam são ideias, mas uma ideia por si só não pode ser considerada como uma boa oportunidade. Então, o que fazer?
O primeiro passo é: não desistir! É comum que nos primeiros momentos a incerteza tome de conta dos pensamentos, já que não dá para ter certeza se a boa ideia pode se configurar como uma oportunidade de negócio.
Sendo assim, é preciso encontrar algo que, além de ser lucrativo, te fará feliz e, com isso, você possa alcançar liberdade e independência financeira.
O caminho não é mágico, ou seja, é preciso dedicação.
Assim, para identificar as melhores oportunidades é preciso estar atento às tendências do mercado, já que o intuito é atender as demandas dos possíveis consumidores.
Para isso, é interessante seguir passos como:
- Conhecer o mercado;
- Estudar e compreender o comportamento dos consumidores;
- Descobrir as necessidades e desejos que não foram atendidos por outros segmentos.
Identificando uma oportunidade de negócio
O mundo, junto com tudo que faz parte da vida, é um ciclo.
Sendo assim, nos negócios, a lógica não poderia ser diferente.
Se antes um tipo de negócio era lucrativo por conta da demanda, hoje pode ser que este mesmo negócio não tenha a lucratividade do início.

Ou seja, nos dias atuais, pode ser que uma loja de máscara para proteger contra o Coronavírus, esteja faturando mais do que uma padaria, por exemplo.
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O universo do empreendedorismo acompanha sempre os processos de transformação do mercado.
Prova disso são as oportunidade de negócio variadas que surgiram ao longos dos últimos anos.
A sustentabilidade, por exemplo, é um dos caminhos que mais se expandiu quando o assunto é negócio.
Isso porque, o termo não mais se refere apenas à um estilo de vida, mas sim à ideias que promovem, de forma geral, o bem-estar da vida no Planeta.
Além disso, outro caminho que vem crescendo em meio às oportunidades é a economia colaborativa. O que isso significa?
Bem, basicamente se refere à ideia de empresas de variados portes e segmentos que se juntam para criar espaços de cooperação, auxiliando assim na sustentabilidade do planeta.
Os mercados de produtos artesanais, bem como o de inteligência artificial também são segmentos que vem crescendo nos últimos anos, sendo, portanto, boas oportunidades de negócio.
Estas, são apenas algumas das tendências em crescimento.
Ou seja, são ideias onde você pode identificar uma oportunidade, dependendo do mercado e do seu perfil de empreendedor.
Além das tendências já citadas, também podem ser ideias para identificar boas oportunidades:
- Negócios relacionados à venda de alimentos e bebidas para pessoas com restrições alimentares;
- Loja de produtos orgânicos, como alimentos, confecções ou cosméticos;
- Elaboração de aplicativos para dispositivos móveis;
- Infoprodutos, como cursos, e-books, aulas online, etc;
- Espaços online ou lojas físicas para troca de materiais, como um brechó ou sebo;
- Cervejarias artesanais.
Ideia x Oportunidade de Negócio

Uma mente empreendedora pode ter milhões e milhões de ideias.
A princípio, é comum pensar que todas as ideias são oportunidades incríveis e que não podem ser desperdiçadas.
Porém, há um pequeno equívoco neste pensamento. Mas você deve estar se perguntando, por quê?
Bom, acontece que uma ideia não garante que um negócio vá render e gerar bons resultados.
Ou seja, a ideia se caracteriza como um possível caminho.
No processo de criação de algum negócio ou novo empreendimento, alguns investidores acabam por se apegar tanto às ideias que se esquecem de analisar se o caminho é realmente viável.
Quando os olhos não conseguem enxergar outra realidade, nos negócios, isso pode acarretar em prejuízos, já que uma ideia má executada não trará os resultados esperados.
Sendo assim, é importante analisar realmente se a ideia pode se transformar em uma oportunidade de negócio.
E isso é feito com base em avaliações críticas, analises e, principalmente, distanciamento emocional da ideia criada.
Além disso, é importante avaliar se a ideia vai atender às demandas do mercado e dos consumidores, ou se é apenas uma vontade que, a longo prazo, só trará dor de cabeça e prejuízo.
Dicas para identificar oportunidade de negócio

Grande parte das pessoas acredita que, para investir em um bom negócio, é preciso um alto nível de recurso.
Porém, a verdade é que, identificando a oportunidade de negócio certa, seu empreendimento pode começar pequeno e, ao longo do tempo, se expandir.
Primeiro de tudo, é preciso que você descubra qual o seu perfil empreendedor e, com base nisso, defina qual o tipo de empreendimento pode lhe trazer benefícios profissionais e pessoais.
Além disso, para ajudar a identificar oportunidade de negócio, existem alguns caminhos que podem auxiliar neste caminho:
1 – Pergunte sempre!
A primeira das dicas parece simples, mas é uma das partes mais importantes de qualquer negócio: as perguntas!
Isso porque, por meio de questões-chave é possível identificar onde estão as oportunidades de negócios.
Então, sempre que estiver com alguma ideia em mente e, caso surja a dúvida se realmente a ideia é boa, pense em questões como:
- Quais problemas os consumidores estão enfrentando? Analise os problemas sociais, emocionais e funcionais;
- Estude o comportamento dos possíveis clientes e identifique o que falta no mercado. Geralmente, as pessoas estão em busca de algo que facilite, cada vez mais, o dia-a-dia.
2 – Se atente ao que o não-consumidor pensa!
Bom, parece estranho, mas uma boa oportunidade de negócio pode surgir onde você acredita que ela não esteja, ou seja, no problema.
O importante, neste caso, é analisar outro grupo, os não-clientes, a fim de conquistar a confiança e, consequentemente, vender um produto ou uma solução.
Um exemplo prático ocorreu quando a Sony lançou o primeiro rádio transmissor, ainda em 1955.
Na época, a ideia era atingir o público que não consumia rádios de mesa, os jovens.
A marca fez com o que os jovens se interessassem pelo produto e, além do “novo público”, conseguiu vender os radinhos à pilha para o mundo todo.
3 – Não faça mais do mesmo
Normalmente, é comum ver empresas de um mesmo segmento oferendo produtos e serviços da mesma maneira.
Os consumidores, de certa forma, já não esperam por tantas novidades quando analisam empreendimentos de um mesmo setor.
Então, a oportunidade de negócio pode estar justamente na forma com o mercado é segmento.
Ou seja, é no meio do mesmo que as oportunidades podem aparecer e, com uma ideia, é possível criar caminhos que se diferenciam do que já existe.
Além disso, sempre que você perceber que algo está restringindo o consumo de alguma produto, é hora de parar e analisar a situação porque você estar diante de uma oportunidade de negócio.
4 – Encontre o seu diferencial
Por fim, e não menos importante, procure inovar dentro daquilo que já existe.
Isso significa fazer um plano de negócios e, com base nisso, estabelecer caminhos para inovar sobre o que já foi feito.
Portanto, a oportunidade de negócio pode ser um upgrade no serviço, na forma como os produtos são ofertados, uma novidade na forma de pagamento, etc.
As oportunidades podem se mostrar simples, porém, vantajosas a longo prazo.