Quando se pensa em abrir um negócio, a possibilidade de ter uma loja de roupas é bem possível de ser uma das opções em pauta.
Roupas são produtos essenciais, que na maior parte do tempo terão uma saída considerável, com a mudança de tendências e estações.
Mas quais são as melhores práticas para que sua loja chame atenção? Como abrir uma loja de roupas que terá sucesso? Em qual nicho investir?
Neste artigo vamos te dar algumas orientações que podem te ajudar a ter os insights necessários para planejar bem a abertura do seu empreendimento.
Panorama do mercado de roupas
O segmento de vestuário é um dos que mais cresce no Brasil. Ainda existe muito espaço para investir e vários nichos para serem explorados.
O mais importante é acompanhar as tendências da moda e do mercado para abrir um negócio que atenda à demanda dos consumidores.
Depois da alta em alimentos e na construção civil, nos últimos meses de 2020, o consumidor deve se deparar com um outro item mais caro no comércio: as roupas.
O preço do algodão subiu no campo, encarecendo a matéria prima para a indústria e atingindo os produtos têxteis.
Os preços de tecidos para a temporada outono/inverno 2021 já estão sendo feitas com preços até 40% maiores do que há um ano.
Ainda assim, o setor de roupas vem recebendo consumidores em peso depois da retomada do comércio, após as paralisações do início da pandemia.
De acordo com o IBGE, em julho – por exemplo – as vendas de tecidos, vestuário e calçados subiram 25,2% em comparação com o mês anterior.
O consumo de roupas confortáveis teve um aumento súbito em sua demanda durante o confinamento e a tendência é que por um tempo essa tendência se mantenha.
Por outro lado, as peças formais, como peças de alfaiataria e ternos, por exemplo, tiveram uma queda significativa em suas vendas.
10 dicas de como abrir uma loja de roupas
É necessário seguir alguns passos para que seu negócio (seja ele iniciado do zero ou comprado de outro empreendedor) dê certo.
Planejamento e pesquisa são as palavras chave.
Veja abaixo o que deve ser levado em conta antes de abrir uma loja de roupas:
- 1. Público-alvo
Seu público-alvo é o grupo específico de consumidores que a sua loja de roupas irá atender.
É necessário estabelecer um perfil detalhado deste público-alvo, analisando seu nível de renda, seu gênero, hábitos e preferências.
Com esses detalhes em mente, você vai conseguir analisar: os tipos de roupa que seu público costuma vestir, quais são suas marcas preferidas, qual o biotipo predominante, qual a faixa de preço das peças que costumam comprar, entre outros.
Defina se você deseja atender às necessidades de consumo prioritariamente de mulheres, homens, crianças, plus size, ou algum outro nicho específico – inclusive tendências recentes como moda sem gênero.
- 2. Tipos de roupa
Se você já tem em mente seu público alvo, agora é hora de pensar no tipo de produto que você quer vender para ele.
Inicialmente é importante se manter longe da concorrência com grandes lojas de departamento, pois esse é um mercado desleal para se aproximar se você estiver abrindo uma loja com produtos para um nicho específico.
Na hora de pensar em seu mix de produtos, foque no que você compreender que é rentável, tenha boa qualidade e possa ser vendido na faixa de preços que seu público está acostumado a consumir.
Você vai vender roupas mais sociais? Mais alternativas? Com estampas engraçadas? Moda Fitness? Moda íntima? Você vai investir em produtos sustentáveis? Vai revender alguma marca específica?
São inúmeras as opções e você pode até escolher mais de uma, desde que os interesses de seu público alvo sejam mantidos.
- 3. Fornecedores
Procure fornecedores confiáveis, que já tenham experiência com o tipo de roupa que você definir para sua loja.
Pesquisas recentes do Sebrae apontam que 98% dos empresários do segmento de roupas trabalham com fornecedores. Somente 2% fabricam suas próprias peças.
Mas se você for especializado em moda ou tiver já o costume de produzir suas próprias peças de venda de alguma marca própria, você pode (e deve) ser seu fornecedor principal, mas não descarte inserir novas peças ao catálogo para uma maior gama de opções.
É interessante também ter vários abastecedores de um mesmo tipo de produto, para caso um fornecedor não entregue a demanda necessária, você tenha um plano B.
- 4. Ponto comercial
Já falamos detalhadamente sobre ponto comercial neste texto.
Em suma, quando você estiver pensando em como abrir sua loja de roupas, tenha em mente que seu ponto deve estar em um local de fácil acesso para o público e com um bom movimento de pessoas.
É importante também observar a presença de concorrentes nas imediações.
Uma boa ideia é visitar o ponto que você pretende comprar em diferentes dias e horários para saber o real fluxo de pessoas na região e também suas características – que devem necessariamente se encaixar com seu público-alvo.
Ainda que o comércio on-line esteja crescendo exponencialmente, de acordo com o Sebrae, as “vendas no balcão” ainda representam a maior parte do faturamento de lojas de roupa, cerca de 74%.
- 5. Concorrência
Analise a proximidade de lojas concorrentes de sua nova loja de roupas. Além disso, estude seus pontos fortes e também seus pontos fracos.
Com isso, você pode oferecer o melhor com sua loja, evitando os erros já cometidos pelos concorrentes no mercado.
- 6. Atrativo
Para chamar a atenção de seu nicho de clientes, é preciso oferecer além e peças de qualidade e um bom preço, uma loja visualmente atrativa.
Seu cliente deve se identificar com seu comércio, para se sentir confortável em consumir suas peças.
Pense bem então no nome da loja – preferindo algo autêntico e fácil de ser pronunciado/lembrado.
Reflita bem também sobre decoração, luz e disposição das peças.
- 7. Equipe qualificada
Muitos negócios começam sem funcionários, apenas com os empresários fazendo também o papel de vendedores ou, no máximo, sendo ajudados por familiares.
Mas é entender que os vendedores precisam ser pessoas que consigam focar na experiência do cliente.
A equipe precisa trabalhar com linguagem compatível à do público e prezar pela prestatividade e qualidade do atendimento.
- 8. Divulgação
A propaganda é a alma do negócio. Parece clichê, mas o óbvio também precisa ser dito.
Pense em divulgar o lançamento de sua loja antes mesmo dela estar aberta, para criar expectativa em seu público.
Trabalhe frequentemente com promoções e descontos. Essas são algumas das ações que mais chamam a atenção do público para os produtos de sua loja.
Mesmo que você não tenha muita verba para fazer o marketing do seu comércio, existem maneiras gratuitas de promover sua marca.
Não deixe de marcar presença com perfis em redes sociais.
Invista também em um perfil no Google Meu Negócio, que é uma ferramenta onde você cria um perfil de negócios, que ajuda com que sua empresa seja indicada pela plataforma caso algum usuário pesquise sobre o seu segmento na sua região.
Outras abordagens que também podem ser interessantes são a participação em desfiles de moda, a parceria com digitais influencers e a divulgação da marca em meios padrões de publicidade como jornais impressos, sites, rádio e televisão.
- 9. Planejamento financeiro
É essencial ter em mente todos os gastos necessários para abrir e manter sua loja de roupas.
Lembre-se que você terá: gastos com fornecedores, aluguel do ponto comercial, infraestrutura, salário de funcionários, investimento em marketing, valores mensais com tributos.
Contabilize também os gastos fixos mensais: água, luz, internet e telefone, aluguel de maquininha de cartão etc.
- 10. Logística
É importante saber comprar corretamente os produtos que você vai vender em sua loja de roupas.
Entenda a demanda de seus clientes e esteja sempre atento ao seu estoque. Sabendo exatamente a quantidade de produtos que entra e sai, você se planeja para não sobre e nem falte nada.
Já explicamos por aqui os passos que devem ser seguidos na parte burocrática de abrir uma empresa.
Não se esqueça de legalizar seu negócio, tendo assim a possibilidade de emitir notas fiscais, transmitir credibilidade para fornecedores e oferecer diferentes formas de pagamento.
O que comprar para abrir uma loja de roupas?
Para finalizar seu planejamento, faça uma lista dos produtos que você precisa comprar para montar sua loja de roupas.
Insira nessa lista os seguintes itens: araras, balcões, estantes, espelhos, manequins, prateleiras, computadores, itens de papelaria, itens de decoração, aparelho de telefone/celular.
Contabilize nessa compra também o estoque inicial de peças de roupa que serão vendidas em sua loja.
Dica final
Agora que você já entendeu como abrir uma loja de roupas, as boas práticas que deve seguir para ter um negócio de sucesso e agradar seu público, chegou a hora de dar o pontapé inicial nesta empreitada.
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