São Paulo é a maior cidade do país, tanto em número de habitantes quanto em extensão.
Dessa forma, dá pra imaginar que ter um negócio de sucesso na cidade é uma tarefa árdua, mas que se realizada da forma correta pode render um ótimo retorno financeiro.
Para ter um Bom Negócio SP é preciso entender o histórico de mercado da cidade, as principais áreas exploradas e ainda as melhores localizações para investimento neste momento.
Vamos começar este artigo falando um pouco da história da cidade, para que você se familiarize com a região.
A cidade de São Paulo, capital do Estado de mesmo nome, foi fundada em 1554 por padres jesuítas.
Hoje, com 466 anos, é uma cidade conhecida mundialmente.
São Paulo é a 7º cidade mais populosa do mundo, com uma população de mais de 12 milhões de habitantes.
Se contarmos a grande São Paulo – região metropolitana incluindo Guarulhos, Osasco e o ABC Paulista – são 20 milhões de habitantes.
Em âmbito mundial, São Paulo está também entre as 15 cidades mais globalizadas
São Paulo ostenta também o título de cidade mais populosa da América do Sul e de todo o hemisfério sul.
A cidade é um polo empreendedor, principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul.
Os números falam por si só: São Paulo é gigante, em todos os sentidos.
E a região metropolitana também não fica atrás, em magnitude e em movimentação de negócios.
Guarulhos e Campinas inclusive ultrapassam a marca de 1 milhão de habitantes.
Além de (muitas) pessoas e inúmeros negócios, São Paulo é também local de importantes monumentos, parques e museus.
Alguns dos mais importantes são o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Ipiranga, o MASP, o Parque Ibirapuera, e o Jardim Botânico de São Paulo.
A Avenida Paulista também é palco de inúmeras atividades comerciais e culturais.
Eventos de repercussão internacional como a São Paulo Fashion Week. a Bienal Internacional de Arte e o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 também chamam a atenção do mundo para São Paulo.
São Paulo é ainda uma das cidades mais diversas do mundo. Desde 1870, aproximadamente 2,3 milhões de imigrantes chegaram ao estado, vindos de todas as partes do mundo.
Atualmente, São Paulo é a cidade com as maiores populações de origens italiana, portuguesa, japonesa, espanhola, libanesa e árabe fora de seus países respectivos.
No quesito de logística, São Paulo também tem benefícios.
O maior aeroporto da América Latina está localizado na região metropolitana da capital, um dos mais completos portos do país – o Porto de Santos – fica a menos de 100km da cidade e as maiores rodovias do país cortam a capital.
Panorama econômico atual
O volume de vendas em São Paulo está voltando ao nível pré pandemia.
Para ser mais específico, o último levantamento aponta que entre julho e agosto, as Horas Trabalhadas na Produção subiram 3,3% e as Vendas Reais registraram alta de 0,6%.
As vendas atualmente estão 3,9% acima do patamar de fevereiro.
O consumidor paulista está menos pessimista em relação à própria situação financeira e ao emprego, de acordo com o Índice Nacional de Confiança, da Associação Comercial de São Paulo.
No acumulado dos últimos 12 meses, de agosto de 2019 a julho de 2020, a atividade econômica paulista avançou 0,4% na comparação com os 12 meses anteriores.
A cidade continua em constante expansão e, em resumo, o clima econômico é favorável para os negócios.
Vamos agora entender um pouco sobre o histórico da economia para analisar as áreas que podem receber negócios de sucesso.
PIB
É essencial destacar que a cidade de São Paulo possui o 10º maior PIB do mundo representando, isoladamente, 11% de todo o PIB brasileiro.
Em 2019, o PIB de São Paulo atingiu R$ 2,38 trilhões.
São Paulo é sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil.
De acordo com a Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) se fosse um país, São Paulo poderia ser classificada como a 36.ª maior economia do mundo, acima de nações como Portugal, Finlândia e Hong Kong.
Entorno de SP e regiões da capital
As regiões ao redor da Grande São Paulo também são metrópoles.
Temos como exemplos: Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Sorocaba e Jundiaí.
Esse complexo de metrópoles forma a primeira megalópole do hemisfério sul, responsável por quase 30% do PIB brasileiro.
O município de São Paulo está, administrativamente, dividido em trinta e duas regiões administradas por prefeituras regionais.
São elas: Aricanduva/Vila Formosa, Butantã, Campo Limpo, Capela do Socorro, Casa Verde/Cachoeirinha, Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Freguesia do Ó/ Brasilândia, Guaianases, Ipiranga, Itaim Paulista, Itaquera, Jabaquara, Lapa, M’Boi Mirim, Mooca, Parelheiros, Penha, Perus, Pinheiros, Pirituba/Jaraguá, Sé, Santana/Tucuruví, Jaçanã/Tremembé, Santo Amaro, São Mateus, São Miguel Paulista, Sapopemba, Vila Maria/Vila Guilherme, Vila Mariana e Vila Prudente.
Bom Negócio SP: organize-se
É importante realizar uma pesquisa aprofundada sobre o local onde você pretende abrir um negócio, estudar a concorrência e também os benefícios de instalar seu negócio por lá.
Em São Paulo capital, como já dissemos, a grande concentração de pessoas é com certeza um dos pontos positivos, mas existe também o fato da grande concorrência.
É necessário inovar para se dar bem em São Paulo.
A organização dos bairros em SP é um cenário propício para um Bom Negócio.
Os bairros da capital têm pontos exclusivos para inúmeros tipos de negócio.
A Vila Madalena, por exemplo, tem muitos hostels e hotéis.
Com isso, bares e casas noturnas podem ser uma boa ideia para o local, já que o fluxo de pessoas com esta demanda na região costuma ser grande.
Outros pontos onde negócios no ramo do entretenimento devem prosperar são os bairros Itaim Bibi, Cerqueira César e Vila Olímpia.
Já no Brás, existem muitas fábricas. Os preços nos comércios da região também costumam ser bem competitivos.
Por isso, abrir um grande empreendimento no Brás pode não ser uma boa ideia, pela quantidade de concorrência, mas é possível se encaixar no comércio da região pensando também em oferecer preços competitivos e produtos de saída rápida.
É sempre interessante analisar também a proximidade do ponto de negócio das estações de metrô e outros serviços de transporte público, já que o trânsito em São Paulo não é dos mais leves e a população prefere o transporte coletivo.
Para sua empresa se tornar um bom negócio em SP, o ponto deve ser estudado com bastante cuidado.
Áreas de destaque do mercado paulista
São Paulo é a sexta cidade do mundo em número de bilionários, segundo a revista Forbes.
É um dos maiores centros financeiros do Brasil e do mundo.
Atualmente, São Paulo passa por uma transformação em sua economia.
Por muito tempo, a principal atividade econômica da cidade era a indústria.
Nas últimas três décadas vem acontecendo uma nítida mudança no perfil econômico.
São Paulo vem assumindo um papel de cidade terciária, se tornando um pólo de serviços e negócios para o Brasil.
- Dinheiro
Está sediada em São Paulo, por exemplo, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa oficial do Brasil.
Na Avenida Paulista estão as sedes de bancos, multinacionais, hotéis e consulados.
Essa é uma região onde gira muito dinheiro e, sendo assim, o mercado de luxo ou atividades monetárias podem se dar bem neste meio.
- Serviços
O centro da cidade diversas empresas e hotéis.
Outras regiões se destacam por sua intensa verticalização, pela presença de hotéis de luxo e empresas multinacionais, como as avenidas Brigadeiro Faria Lima e Luís Carlos Berrini.
Nessas regiões de intenso movimento e verticalização, estacionamentos e lojas de produtos alimentícios/conveniências podem ser bons investimentos.
- Turismo
São Paulo recebe bastante turismo de negócios (muito mais que o turismo recreativo).
Hospedagens (hostel, hotel, redes de hotel) podem ter um movimento interessante, já que a demanda é contínua.
- Moda
A capital paulista promove uma das mais importantes semanas de moda do mundo, a São Paulo Fashion Week.
Com isso, a circulação de estilistas e modelos na cidade é grande, não apenas na época do evento, sendo um grande centro gerador de tendências na moda.
Se você quer apostar em uma loja de roupas ou produtos irreverentes, inovadores e que podem chamar a atenção de pessoas ligadas em moda, São Paulo pode te receber de braços abertos também.
- Saúde
São Paulo é ainda um dos principais polos de saúde na América Latina.
Os conhecidos hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês estão sediados na cidade.
O Instituto do Câncer, maior centro de oncologia da América Latina, também está na cidade.
Existem ainda 770 unidades básicas de saúde (UBS), clínicas ambulatoriais e de emergência, além de dezenas de hospitais de pequeno e médio porte.
Investir na área de saúde e insumos médicos pode ser uma boa pedida em São Paulo também.
Bom Negócio SP
De acordo com a Catho, em 2019 a área comercial de São Paulo cresceu 5%. Isso reflete a constante abertura do mercado para novos empreendimentos.
Agora que você entendeu o funcionamento do mercado em São Paulo, quer investir na região?
Temos mais de 460 opções em nosso site! Encontre agora seu Bom Negócio SP.
CLIQUE AQUI E ACESSE NOSSA BASE DE NEGÓCIOS À VENDA EM SP.
Leia mais:
Como fica o mercado brasileiro após o coronavírus