Índice
ToggleNa busca por um Bom Negócio no Brasil, é indicado pensar em locais onde tenha-se uma boa concentração de pessoas, bem como múltiplas áreas para um bom investimento. Conseguir um bom negócio em Curitiba é uma saída interessante.
Curitiba, capital do estado do Paraná, é um desses locais, já que abriga uma população de mais de 3 milhões de habitantes, se levarmos em conta sua região metropolitana.
Para conseguir um bom negócio em Curitiba é importante entender sua economia e seus pontos positivos, que a levam a ser uma das cidades mais interessantes do país para investimentos.
Curitiba é admirada por suas ruas largas e é conhecida por ter uma população oriunda de imigrantes europeus. A educação na região também é um grande destaque, com a menor taxa de analfabetismo e a melhor qualidade no ensino básico entre as capitais do país.
Para entender melhor a economia e outros pontos positivos de Curitiba, para analisar as possibilidades de um bom negócio, preparamos um resumo da cidade para você!
Panorama de Curitiba
Curitiba é o município mais populoso do Paraná e da Região Sul, com cerca de 1 948 626 habitantes, de acordo com a estimativa populacional calculada pelo IBGE para este ano de 2020.
A cidade é também a 8ª mais populosa do país e com o processo de conurbação, a Grande Curitiba – que é a capital e sua região metropolitana – é constituída, sendo assim a nona aglomeração urbana mais populosa do Brasil.
Resumindo, Curitiba é responsável por 1,68% da população brasileira. Sua população conta com uma grande quantidade de imigrantes, principalmente alemães, poloneses, ucranianos e italianos, que contribuem para uma grande diversidade cultural na região.
A cidade é vista como exemplo para várias outras metrópoles pois já testou vários planos urbanísticos, fato que levou Curitiba a ser reconhecida até mesmo internacionalmente por suas inovações urbanas e cuidados com o meio ambiente.
Um exemplo dessa influência é que o TransMilenio, meio de transporte implantado em Bogotá, na Colômbia, é baseado na estrutura de transporte público da cidade de Curitiba.
De acordo com o Índice Mastercard de Mercados Emergentes, que foi criado com a intenção de avaliar e comparar o desempenho de cidades na área de negócios e comércio no mundo inteiro, Curitiba está em 49º lugar como maior influência global.
Ainda falando em títulos, Curitiba foi classificada pelo Índice Verde de Cidades de 2015, feito pela Siemens com a Economist Intelligence Unit, como a cidade mais ambientalmente sustentável da América Latina.
É ainda considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como uma das “cidades criativas” do Brasil.
Na revista Forbes, Curitiba é apontada como terceira cidade mais sagaz do mundo, levando em conta preocupações conjuntas com a sustentabilidade ecológica, qualidade de vida, infraestrutura e sucesso econômico.
A cidade de Curitiba é dividida em 75 bairros, que são agrupados em dez regiões administrativas.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o bairro mais populoso da capital paranaense é a Cidade Industrial (CIC), que fica localizada na região de mesmo nome e tem cerca de 172 669 habitantes.
Após a Cidade Industrial, os bairros mais desenvolvidos e populosos são o Sítio Cercado, a Regional do Bairro Novo e o Cajuru.
Encerrando este panorama geral, é interessante citar que Curitiba tem uma das maiores áreas verdes do território brasileiro, sendo 64,5 m² de área verde por habitante, número que é menor somente que a média de Goiânia, que possui 94 m² para cada morador da cidade.
A Organização das Nações Unidas afirma que Curitiba possui um índice cinco vezes maior de área verde por habitante que o mínimo recomendável, que é de 12 m².
Histórico econômico
O Produto Interno Bruto (PIB) de Curitiba está entre os melhores do país, em quinto lugar de acordo com os dados do IBGE. Em 2013, um dos levantamentos mais recentes realizado na área, o PIB municipal era de 79 383 343 mil reais.
Setor terciário
O setor terciário, com inúmeros segmentos de comércio e prestação de serviço, é a principal fonte econômica da cidade. Áreas de destaque da saúde como tecnologia, educação e saúde são beneficiadas por este movimento no setor terciário.
Pela prestação de serviços, são gerados cerca de 42 164 530 mil reais ao produto interno bruto municipal. Sendo assim, reforça-se o fato de que o setor terciário é a maior fonte geradora do produto interno bruto curitibano.
Fazendo um balanço entre produtos de importação e exportação, Curitiba tem como principais produtos de importação: os eletrodomésticos, alimentos, hortifrutigranjeiros, madeira bruta, têxteis e artigos manufaturados.
Os produtos com maior destaque na pauta de exportação de Curitiba são: tratores, caminhões de carga, bombas para líquidos, peças para motores e eletricidade.
Setor secundário
Em seguida no ranking de áreas mais produtivas economicamente está o setor secundário, com a presença de complexos industriais de grande porte na cidade.
Curitiba tem a economia mais forte do sul do país. São cerca de novecentas fábricas instaladas no bairro Cidade Industrial impulsionando este movimento.
Duas importantes indústrias automobilísticas estão localizadas na Cidade Industrial: Renault e Volkswagen. O polo automotivo de Curitiba é sem dúvida um dos grandes destaques do setor secundário.
A região metropolitana de Curitiba ainda atrai empresas de grande porte como: Elma Chips, Sadia, Mondelez, Siemens, O Boticário, Positivo Informática, Vivo, entre outras.
Ficam em destaque as indústria alimentícias, mobiliárias, de minerais não metálicos, madeira, químicos, farmacêuticos, bebidas e ainda artefatos de couros e peles.
A localização geográfica de Curitiba também contribui para o funcionamento do setor secundário, já que o principal terminal aeroviário internacional da região Sul (o Aeroporto Afonso Pena) está localizado na cidade, que fica próxima às principais capitais do Sul e Sudeste do Brasil, além de países do Mercosul como Argentina, Uruguai e Paraguai.
Outros
Com a indústria sendo responsável por 15 232 406 reais do produto interno bruto municipal, é nítido que Curitiba é um dos centros manufatureiros mais extensos do Brasil.
Desde 2000, a população de Curitiba é considerada totalmente urbana e, com isso, existe uma redução considerável e notória na agricultura.
De acordo com a Secretaria Municipal de Abastecimento (SMAB), em estudo realizado em 2009, havia alguns bairros com atividades agrícolas e pecuárias na região, e famílias que sobreviviam dessas ocupações. Mas cada vez mais a ocupação agropecuária diminui na região de Curitiba.
Escolhendo um Bom Negócio em Curitiba
O título de “Vale do Silício brasileiro” pertence à cidade de Curitiba. A capital paranaense é local de surgimento de inúmeras empresas e startups no mercado nacional de tecnologia.
A grande efervescência da área fez, inclusive, com que a Prefeitura da cidade criasse em 2017 o projeto do Vale do Pinhão, onde reúnem-se instituições de ensino, investidores e grandes empresas com o objetivo de transformar a cidade em referência em inovação.
Alguns cases de sucesso que podem ser destacados como provenientes das startups curitibanas são o aplicativo Doctorway (um banco de dados com milhares de médicos disponíveis onde o usuário pode solicitar a consulta para quando desejar) e a empresa Nexcore Tecnologia (que trabalha com comunicação empresarial e relacionamento com clientes e atualmente é responsável pela gestão de centros de comunicação de mais de 300 empresas, entre elas iFood, Philips Medical Systems, SAMU 192 e Sicoob).
O conjunto de empresas de Tecnologia e Informática sediadas em Curitiba apresenta faturamento superior a US$ 1,2 bilhão e por isso a cidade se destaca na área pelo seu volume de indústrias, empresas com perfis arrojados e grupos educacionais de impacto.
A mão de obra curitibana também tende a ser extremamente qualificada.
Dessa forma, apostar em startups, empresas no ramo de tecnologia e ainda em empreendimentos que forneçam insumos necessários a esta área pode ser um bom negócio em Curitiba.
Como na maioria das cidades, a região central da cidade concentra uma parcela grande de comércio e serviços populares, com grande demanda por serviços como fornecimento de alimentos para consumo domiciliar, vestuário, calçados e acessórios, cabeleireiros e outros serviços de beleza.
Desta forma, se a ideia é investir em comércios nestas áreas, o ideal é procurar empreender no centro da cidade.
Por sua multiculturalidade, a capital do Paraná é também um importante centro gastronômico. Investir em restaurantes e empreendimentos para lazer podem ser boas pedidas também, atendendo a demandas variadas da população. Um empreendimento inovador/ousado nestas áreas por ser um bom negócio em Curitiba.
Cenário econômico pós Covid-19
Após a retomada dos comércios e serviços que foram paralisados durante a pandemia de Covid-19, a produção industrial do Paraná vem se recuperando e apresentando um bom crescimento de acordo com a pesquisa mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada em outubro.
Setores que estão em crescimento e são um bom negócio em Curitiba são: o setor de alimentos, setor moveleiro, máquinas, aparelhos e materiais elétricos, bebidas e madeira.
Localização de um bom negócio em Curitiba
Como já citado anteriormente, a Cidade Empresarial de Curitiba e a parte cental da cidade são os pólos de maior concentração de oportunidades para um bom negócio.
Mas além destes polos, outros bairros de destaque podem receber bem seu empreendimento.
São eles:
- Bairro Batel
É visto como o segundo centro de Curitiba. O bairro tem shoppings, hospitais, teatros, cafés, cinemas, restaurantes e uma forte movimentação cultural, principalmente no “Castelo do Betel”, um conhecido centro de eventos da capital paranaense.
- Bairro Água Verde
O bairro mescla área residencial com área comercial, tendo inúmeros prédios corporativos e escritórios. Desta forma, a área comercial do bairro tem grande destaque na área de alimentação, com muitos bares e restaurantes.
- Bairro Juvevê
O bairro de Juvevê, assim como o Água Verde, concentra regiões comerciais e residenciais, é famoso por sua gastronomia e é muito bem localizado. Na região existem ainda muitos hospitais, escolas, redes bancárias e feiras.
Com tanta movimentação, a região é com certeza uma boa localização para investir em um bom negócio em Curitiba.
–
De acordo com a revista “Exame”, Curitiba foi eleita várias vezes como “A Melhor Cidade Brasileira Para Negócios”.
Entendendo que Curitiba é um local prolífico e com potenciais de um bom negócio, acesse agora nossa plataforma e analise as opções de negócios disponíveis!
Leia mais:
Como fica o mercado brasileiro após o coronavírus